Ciclo Internacional de Palestras para Mestrandos e Doutorandos

201705.18
0

A busca pela qualificação profissional e ingresso no ensino superior, inclusive em uma Pós-Graduação, é a cada dia mais comum, principalmente entre os jovens. Torna-se cada vez mais necessário possuir um diferencial, e dispor de um mestrado ou doutorado são algumas das opções, à vista disto, estes estão gradativamente sendo mais procurados. O Mestrado e o Doutorado (pós-graduação stricto sensu) têm como objetivo adentrar no mundo da pesquisa, estar em contato com um novo universo de informações, construindo novos conhecimentos. Quanto mais qualificações e conhecimento o profissional adquirir, mais chances de ter um bom emprego e desenvolver uma boa carreira.

Houve um tempo em que o Ensino Médio era o suficiente para que uma pessoa conseguisse uma colocação no mercado de trabalho. Hoje a graduação, acompanhada da pós-graduação, é essencial para angariar boas oportunidades. As principais universidades são cada vez mais procuradas em diversas áreas de atuação, especialmente as do Mercosul, e os benefícios vão além de um bom emprego e ótimo salário. E neste contexto, as principais vantagens de conquistar um mestrado ou doutorado:

– Acesso a ferramentas e recursos profissionais;
– Acesso a melhores vagas no mercado;
– Reconhecimento no meio profissional e acadêmico;
– Novas técnicas e tecnologias de pesquisa e trabalho;
– Desenvolvimento de habilidades para trabalhar em equipe;
– Desenvolvimento do pensamento crítico;
– Possibilidade de lecionar;
– Contatos profissionais;
– Especialização em área específica;
– Possibilidade de estudar no exterior;
– Melhoria na remuneração;
– Nova visão da ciência e do mundo acadêmico.

Estudar é uma das fórmulas para trilhar uma carreira de sucesso, conciliando realização profissional com a estabilidade econômica, afinal, ter um emprego em que se possa aplicar todo o seu conhecimento, e aprender sempre mais, ganhando para isso um salário justo, é o que a maioria dos profissionais almejam. E como conhecimento nunca é demais, a chance de se tornar um mestrando ou doutorando deve ser aproveitada ao máximo!

A Bahia vem crescendo muito nesta tendência, a exemplo disto foi a realização do Ciclo Internacional de Palestras para mestrandos e doutorandos, realizada em 11/05/2017, no Espaço Cultural dos Comerciários (Teatro Dias Gomes), organizado pela INBRAEDH (Instituto Brasileiro de Educação e Desenvolvimento Humano), e apoio da Universidade San Carlos – um dos maiores Centro Internacional de Mestrado e Doutorado. As palestras foram motivadoras e incentivadoras para os interessados em produções científicas, e crescimento pessoal e profissional. Contou com a participação de docentes e discentes, estando presente o Diretor Presidente da Universidade San Carlos (Assunção, Paraguai), Dr. Juan Emanuell Brunetti, que explanou sobre o processo do curso de Mestrado, integrado com o Doutorado, realizado em aulas presencias no Paraguai. A organizadora do evento, Profª. Dr. Célia Melo, orientadora da maioria dos alunos da San Carlos residentes em Salvador, ministrou a palestra com o tema “Produzindo um TCC de Excelência”, esclarecendo diversas dúvidas dos participantes. Além da mesa redonda, composta de mestrandos e doutorandos, ocorreu a Palestra “Utilizando Ferramentas Digitais”, ministrado pelo Profº. Áttilla Torres (Diretor da UNIGAT), que explanou as principais técnicas do uso destas ferramentas durante as pesquisas e preparação do TCC.

O estudo fora do Brasil tem diversas vantagens: a flexibilidade, multidisciplinaridade, experiência internacional, vida no campus e atividades extracurriculares à disposição, crescimento pessoal, dentre outras.

Na Bahia, os principais centros de educação, que proporcionam estas experiências através do encaminhamento para o exterior, são a INBRAEDH (www.inbraedh.com.br) e a UNIGAT (www.unigat.com.br), que trabalham em conjunto com a Universidade San Carlos, fazendo esta ponte entre o Brasil e o Paraguai.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *