7 dicas para organizar melhor o seu tempo e se dedicar aos estudos

201710.13
0

Uma das maiores desculpas das pessoas para não iniciarem ou continuarem os estudos é a ‘falta de tempo’. O que muitas vezes ocorre é que não nos damos conta que muitas tarefas simples acabam tomando um tempo desnecessário. Mesmo em um mundo globalizado, com cobranças cada vez maiores, é possível otimizar o tempo, podendo utilizá-lo para os estudos, por exemplo. Pensando nisso, organizamos essas 10 dicas que irão lhe ajudar a se organizar e conciliar suas obrigações.

1- Planeje-se

Muitas pessoas não sabem, mas o planejamento é fundamental até mesmo para o nosso cotidiano. Comece a organizar seu dia, semana e mês, listando as tarefas que precisam ser feitas, datas de reuniões, médicos e pagamentos que precisam ser realizados. Esse tipo de procedimento lhe dá uma visão geral de tudo que você tem feito ou irá fazer. 

2- Faça anotações 

As anotações devem ser suas melhores amigas durante o dia. Você pode listar quais atividades devem ser realizadas e o passo a passo necessário para cumpri-las, como dar um telefonema, enviar um email, criar uma planilha e etc. Quando as ações forem finalizadas, sinalize no papel, pois dessa forma você saberá o que ainda tem a ser feito. As anotações também são importantes para você não esquecer quais atividades deve realizar ao longo do dia. 

3- Tenha prioridades 

Após anotar suas obrigações, é importante saber quais são as mais importantes e precisam ser cumpridas primeiro. Estime aproximadamente o tempo necessário para finalizar essas atividades, dessa forma você saberá o que pode dar conta durante o dia e o que pode ser realocado para o próximo. 

4- Evite se distrair com as redes sociais

As redes sociais como facebook e whatsapp são poderosas ferramentas de comunicação se usadas da forma correta. É comum as pessoas se distraírem com as redes sociais e acumularem atividades de forma desnecessária. Uma forma de encontrar o equilíbrio é separar curtos períodos do dia para usar as redes sociais. Esse procedimento deve ser feito sempre que uma tarefa já estiver finalizada. Não interrompa o que está fazendo somente para acessar o facebook e whatsapp.

5- Use a tecnologia a seu favor

Atualmente, há uma infinidade de aplicativos e sites destinados a ajudar as pessoas na organização do seu tempo. Muitas pessoas preferem a tecnologia a métodos mais antigos como a agenda de papel. Aplicativos como Evernote, Any.do, Todoist, dentre outros, possuem funções para quem deseja organizar a rotina pessoal e de trabalho.

6- Aproveite os intervalos de ócio 

Pequenos intervalos de ócio são importantes para recarregar as energias, mas eles também podem ser usados para ajudar em sua organização. Separe ao menos um desses intervalos, como parte do horário de almoço, ou quando estiver no metrô ou no ônibus, para fazer lista de mercado, ler um livro, organizar a agenda, definir as tarefas para o próximo dia, ganhando tempo para se dedicar a outras atividades.

7- Saiba separar um tempo para você

Não adianta priorizar apena o trabalho e esquecer de si mesmo. Aproveite o tempo para curtir, ter momentos de lazer. Recompense seu esforço com aquilo que lhe dá prazer.

Colocando essas dicas em prática, você vai perceber que aos poucos você vai ganhar tempo extra para se dedicar aos projetos que estavam engavetados, como prosseguir com os estudos, por exemplo. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *