Coordenação: Prof. Áttilla Torres e Profa. Maria Candida Maiffre Ribeiro Costa
Curso presencial, Pós-Graduação em nível de especialização, Lato Sensu, 360 horas, 15 meses.
As aulas serão realizadas em um final de semana por mês, Sábado de 8:00 as 17:00 (uma hora de almoço) e Domingo de 8:00 as 12:00. As 10:00 e 15:00 hs tem um intervalo, onde serviremos um Coffee break.
As aulas poderão ser realizadas em três POLOS. Salvador: Pituba e Comércio. Lauro de Freitas: Vilas do AtlânticoDe acordo com a demanda!

O certificado de conclusão deste Curso de Especialização, será emitido por instituição de ensino superior Credenciada, Autorizada e Reconhecida pelo MEC, conforme apresentado abaixo no cadastro do e-MEC:
Registro MEC e Portaria da criação do curso;
Registro MEC e Portaria da criação do curso;
Registro MEC e Portaria da criação do curso;

O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO:
Pós-graduação é um modelo de ensino destinado às pessoas que concluíram a graduação (licenciatura, bacharelado e tecnólogo). O objetivo dos cursos de pós-graduação (especialização e aperfeiçoamento) é formar profissionais mais especializados em determinadas áreas de atuação, tanto no âmbito acadêmico, como profissional.


METODOLOGIA E DIDÁTICA PARA O ENSINO DA DANÇA

– HISTÓRIA DA DANÇA – CONTEXTO, IMPORTÂNCIA, ORIGEM E A EVOLUÇÃO;
Ementa: História da dança, origem formas de expressão, definição o que é dança? Contexto da dança no ritmo da vida. Evolução da dança. Importância da dança para a vida.

– DIDÁTICA;
Ementa: O Papel da Educação, Pedagogia e Didática no processo educativo. A Didática, seu contexto histórico e a formação do Professor. As Tendências Pedagógicas, seus pressupostos, concepções e práticas. O Planejamento Educacional e sua ressignificação na prática docente. Pesquisas e Práticas de Ensino.

– DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS;
Ementa: Análises, discussão e vivencia dos processos pedagógicos para o ensino das principais danças folclóricas, populares e de salão, com o objetivo de aplicá-las, modificá-las e adequá-las. Oferecer conhecimentos relevantes no que diz respeito às manifestações culturais das danças folclóricas, populares e de salão. Discutir e refletir sobre sua função social e sua importância no processo de educação, sendo ele formal ou não-formal.

– COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA;
Ementa : O que é composição coreográfica, técnicas para criação e desenvolvimento coreográfico. Tipos de coreografias. Elaboração de uma composição coreográfica.

– BALLET CLÁSSICO;
Ementa: Histórico, evolução, métodos de ballet clássico. Escolas de ballet clássico e as suas metodologias de ensino. Companhias de ballet nacionais e estrangeiras.

– DANÇAS URBANAS E ASPECTOS SOCIAIS;
Ementa: Concepção da dança urbana. Fundamentos sociais e seus aspectos como influência no comportamento humano a influência da dança como ferramenta de mudança social. Fases de movimento e improvisações na dança urbana.

– TÓPICOS ESPECIAIS DE DANÇA;
Ementa: Preparação e expressão corporal. Inserção da dança com outras linguagens.

– EDUCAÇÃO INCLUSIVA;
Ementa: Conceitos e paradigmas históricos da Educação Especial e das propostas de Educação Inclusiva: Políticas Públicas de Educação no cenário nacional. Análise dos aspectos teóricos e metodológicos da temática da Educação Especial, que se direciona para uma Educação Inclusiva; os processos de implementação da proposta de educação inclusiva, a dinâmica da inclusão no cotidiano da sala de aula, a docência, os alunos e a perspectiva culturalista no contexto da temática em questão.

– ANATOMIA FUNCIONAL E BIOMECÂNICA APLICADA;
Ementa: Esta disciplina compreende o estudo das estruturas anatômicas do corpo humano em relação aos aspectos biomecânicos das articulações e estruturas de suporte. O conteúdo está direcionado para a fundamentação da atuação clínica do fisioterapeuta. Analisa os tecidos biológicos submetidos a esforços produzidos pelo movimento humano. Analisa a postura estática e dinâmica (marcha) com metodologia própria. Análise das seqüências motoras simples e complexas do corpo humano. Análise biomecânica dos movimentos funcionais e do exercício.

– O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO;
Ementa: O processo de ensino e de aprendizagem. Teorias psicopedagógicas. O fracasso escolar e a psicopedagogia. Procedimentos de diagnóstico e de intervenção psicopedagógica institucional e clínica.

– METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA;
Ementa: A pesquisa como produtora do conhecimento e como instrumento de intervenção. O processo de Pesquisa. A classificação das pesquisas. O problema de pesquisa. Elaboração de Hipótese. O projeto de pesquisa. Leitura de textos. Redação dos textos científicos. Fichamento, resumo, resenha. Artigo. Monografias, Regra. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. Regras básicas ABNT.

– METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR;
Ementa: Estudo dos saberes, da identidade e da práxis docente dentro do contexto universitário. Reflexão Crítica sobre o significado da Educação, sobre os fundamentos da ação educativa e suas repercussões na definição de ensino e de aprendizagem. Análise do caráter educativo da docência e do compromisso do professor com a explicitação de uma proposta pedagógica. Estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora.

– ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES;
Ementa: Valores e ética empresarial. Indicadores e avaliação. Instrumentos de responsabilidade social. Código de ética. Responsabilidade social empresarial e indicadores. Gestão dos sistemas de responsabilidade social. Implementação da responsabilidade social.

– PLANEJAMENTO DE CARREIRA – METODOLOGIA COACHING;
Ementa: Tipos de conhecimento. Métodos científicos. Organização, normas, formas de Conceitos Chaves de Carreira. Ideias Centrais para um Planejamento de Vida e Carreira com alinhamento de metas pessoais e profissionais. Vida e Carreira como Dimensões Integradas e Interdependentes. O Conceito do Coaching e sua utilização no Planejamento de Carreira. A importância do Autoconhecimento para o alcance da realização pessoal e de uma Carreira sustentável. Planejamento Estratégico Pessoal e definição de objetivos de carreira. A importância da Gestão do Plano de Vida e Carreira. Roteiro para Construção do Plano de Vida e Carreira na Prática.

– TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC.
O trabalho interdisciplinar final do curso de Pós-graduação, é a avaliação final do estudante, que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação educacional. Apresentação individual da monografia, para a banca examinadora.