Coordenação: Prof. Áttilla Torres
Curso presencial, Pós-Graduação em nível de especialização, Lato Sensu, 360 horas, 15 meses.
As aulas serão realizadas em um final de semana por mês, Sábado de 8:00 as 17:00 (uma hora de almoço) e Domingo de 8:00 as 12:00. As 10:00 e 15:00 hs tem um intervalo, onde serviremos um Coffee break.
As aulas poderão ser realizadas em três POLOS. Salvador: Pituba e Comércio. Lauro de Freitas: Vilas do AtlânticoDe acordo com a demanda!

O certificado de conclusão deste Curso de Especialização, será emitido por instituição de ensino superior Credenciada, Autorizada e Reconhecida pelo MEC, conforme apresentado abaixo no cadastro do e-MEC:
Registro MEC e Portaria da criação do curso;
Registro MEC e Portaria da criação do curso;
Registro MEC e Portaria da criação do curso;

O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO:
Pós-graduação é um modelo de ensino destinado às pessoas que concluíram a graduação (licenciatura, bacharelado e tecnólogo). O objetivo dos cursos de pós-graduação (especialização e aperfeiçoamento) é formar profissionais mais especializados em determinadas áreas de atuação, tanto no âmbito acadêmico, como profissional.


GESTÃO EDUCACIONAL

– GESTÃO ESCOLAR;
Ementa: Modelos de Gestão. Órgãos colegiados. Planejamento participativo. Gestão democrática do ensino público. O espaço da administração pública. Confronto entre público e privado.

– POLÍTICAS EDUCACIONAIS;
Ementa: As políticas educacionais, a legislação e suas implicações para a organização da atividade escolar. Escolarização. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

– SUPERVISÃO EDUCACIONAL;
Ementa: A supervisão educacional no brasil em perspectiva histórica e política. Atribuições legais quanto à supervisão educacional no brasil. Concepções sobre a supervisão educacional. Perfil do supervisor educacional. Papéis e funções do supervisor educacional. Práticas e técnicas da supervisão educacional. O supervisor educacional e a formação de professores. O supervisor educacional e os parceiros de trabalho. O estudo na prática supervisora. Mecanismos que auxiliam o trabalho do supervisor educacional. O supervisor educacional e o processo de avaliação.

– METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA;
Ementa: A pesquisa como produtora do conhecimento e como instrumento de intervenção. O processo de Pesquisa. A classificação das pesquisas. O problema de pesquisa. Elaboração de Hipótese. O projeto de pesquisa. Leitura de textos. Redação dos textos científicos. Fichamento, resumo, resenha. Artigo. Monografias, Regra. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. Regras básicas ABNT.

– ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES;
Ementa: Valores e ética empresarial. Indicadores e avaliação. Instrumentos de responsabilidade social. Código de ética. Responsabilidade social empresarial e indicadores. Gestão dos sistemas de responsabilidade social. Implementação da responsabilidade social.

– O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO;
Ementa: O processo de ensino e de aprendizagem. Teorias psicopedagógicas. O fracasso escolar e a psicopedagogia. Procedimentos de diagnóstico e de intervenção psicopedagógica institucional e clínica.

– PLANEJAMENTO DE CARREIRA – METODOLOGIA COACHING;
Ementa: Tipos de conhecimento. Métodos científicos. Organização, normas, formas de Conceitos Chaves de Carreira. Ideias Centrais para um Planejamento de Vida e Carreira com alinhamento de metas pessoais e profissionais. Vida e Carreira como Dimensões Integradas e Interdependentes. O Conceito do Coaching e sua utilização no Planejamento de Carreira. A importância do Autoconhecimento para o alcance da realização pessoal e de uma Carreira sustentável. Planejamento Estratégico Pessoal e definição de objetivos de carreira. A importância da Gestão do Plano de Vida e Carreira. Roteiro para Construção do Plano de Vida e Carreira na Prática.

– LUDICIDADE NAS ORGANIZAÇÕES;
Ementa: O mundo atual do trabalho, a ludicidade e a criatividade: contribuições. O lúdico-criativo nas diversas áreas. Atuação de profissionais lúdico-criativos no mercado de trabalho. Experiências inovadoras.

– SELEÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS;
Ementa: Recrutamento de Pessoas, Seleção de Pessoas, Estratégias de decisão para seleção. Análise de cargo, Empregabilidade. Mercado de Recursos Humanos. Sistema de administração de Recursos Humanos. A organização como um conjunto integrado de competências. Subsistema de desenvolvimento de Recursos Humanos. Aprendizagem. A evolução do processo de treinamento e desenvolvimento.

– ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS;
Ementa: Aborda os processos de agregação de pessoas ao seu convívio cotidiano, estímulo e recompensa em função das posições ocupadas, tempo na organização e desempenho alcançado. Trata também dos processos de manutenção e encarreiramento das pessoas na organização.

– GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS;
Ementa: Visão estratégica da administração de recursos humanos. A função estratégica da área de RH atrelada aos negócios e as funções e perfil do gestor de RH contemporâneo. Planejamento de RH. Ferramentas para o planejamento estratégico de RH.

– GESTÃO DE BENEFÍCIOS, SALÁRIOS E REMUNERAÇÃO;
Ementa: Gestão de Salário e Remuneração. Origens dos benefícios sociais. Pacote de benefícios sociais e serviços. Seguro de vida e de acidentes pessoais.

– RELAÇÃO DE TRABALHO E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA;
Ementa: Contrato individual de trabalho e normas protecionistas na legislação trabalhista. Rotinas trabalhistas no gerenciamento de Recursos Humanos. Organização sindical, negociações e normas coletivas. Métodos de solução de conflitos nas relações de trabalho.

– NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS;
Ementa: Administração De Conflitos: Tipos De Conflitos; Poder; Como Resolver Os Conflitos; Como Gerenciar Conflitos Entre Duas Pessoas; Conflito E Negociação Nas Organizações; Condições Que Estimulam O Conflito; Estágios De Um Conflito; Efeitos De Conflito; Quando A Comunicação Contribui Para O Conflito; Equipe De Intervenção; Etapas No Processo De Intervenção; Visão Positiva Do Conflito; Diferenças Em Termos De Informações E Percepções; Conflitos Interpessoais nas organizações; Consequências Do Conflito; Como Administrar; Negociação E Poder De Barganha Nas Decisões Em Grupo; Conceito De Negociação.

– TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC.
O trabalho interdisciplinar final do curso de Pós-graduação, é a avaliação final do estudante, que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação educacional. Apresentação individual da monografia, para a banca examinadora.