Coordenação: Prof. Áttilla Torres e Prof. Anderson Delano
Curso presencial, Pós-Graduação em nível de especialização, Lato Sensu, 360 horas, 15 meses.
As aulas serão realizadas em um final de semana por mês, Sábado de 8:00 as 17:00 (uma hora de almoço) e Domingo de 8:00 as 12:00. As 10:00 e 15:00 hs tem um intervalo, onde serviremos um Coffee break.
As aulas poderão ser realizadas em três POLOS. Salvador: Pituba e Comércio. Lauro de Freitas: Vilas do Atlântico. De acordo com a demanda!

O certificado de conclusão deste Curso de Especialização, será emitido por instituição de ensino superior Credenciada, Autorizada e Reconhecida pelo MEC, conforme apresentado abaixo no cadastro do e-MEC:
Registro MEC e Portaria da criação do curso;
Registro MEC e Portaria da criação do curso;
Registro MEC e Portaria da criação do curso;

O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO:
Pós-graduação é um modelo de ensino destinado às pessoas que concluíram a graduação (licenciatura, bacharelado e tecnólogo). O objetivo dos cursos de pós-graduação (especialização e aperfeiçoamento) é formar profissionais mais especializados em determinadas áreas de atuação, tanto no âmbito acadêmico, como profissional.


FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

– BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO;
Ementa: Fundamentos de bioquímica e conceitos básicos em bioquímica e biologia celular. Fundamentos de bioenergética. Processos bioquímicos modulados pelo exercício físico. Mecanismos bioquímicos envolvidos na suplementação nutricional. Medidas bioquímicas relacionadas ao exercício físico.

– ENDOCRINOLOGIA APLICADA AO EXERCÍCIO E A TREINAMENTOS;
Ementa: Reações bioquímicas e o comportamento fisiológico do organismo. Regulação do metabolismo energético. Metabolismo de carboidratos. Produção de lactato no exercício e sua remoção para a circulação. Mitocôndrias e metabolismo oxidativo. Metabolismo de ácidos graxo. Ciclo da Beta Oxidação. Metabolismo de aminoácidos. Metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteína. Gliconeogênese: síntese de glicose a partir de esqueletos carbônicos.

– METABOLISMO E OBESIDADE;
Ementa: Etiologia, classificação e dietoterapia. Princípios da Nutrição para prevenir e tratar a obesidade; A interface com a Nutrigenômica; O ambiente Obesogênico; Programação metabólica para a obesidade; desequilíbrio funcional na obesidade: uma doença nutri-neuro-imuno – endócrino -metabólica; A Inflamação crônica do tecido adiposo; a resistência insulínica da obesidade; estresse e obesidade abdominal: ênfase nos níveis de cortisol; obesidade e intestino.

– CINEANTROPOMETRIA;
Ementa: Estudo de procedimentos e de instrumentos referentes à avaliação em atividades físicas, observando suas Qualidades psicométricas: validade, fidelidade e objetividade. Adaptação dos mesmos às necessidades e potencialidades da realidade profissional, no contexto do de atuação e na pesquisa.

– BIOESTATÍSTICA;
Ementa: Estatística descritiva. Elementos de probabilidade. Inferência estatística: intervalo de confiança e testes de hipótese. Testes estatísticos clássicos: qui-quadrado, “t” para uma e duas amostras, regressão linear simples e correlação. Análise de variância.

– ELABORAÇÃO E PRESCRIÇÃO DE PROGRAMAS DE TREINAMENTO E MUSCULAÇÃO;
Ementa: Histórico e evolução da musculação. Estudos das capacidades motoras. Máquinas e equipamentos. Estrutura do treinamento e musculação. Exercícios básicos. Tópicos especiais em musculação.

– DISFUNÇÃO DO MOVIMENTO HUMANO;
Ementa: Estudo das disfunções do movimento humano. Análise das anormalidades biomecânicas e da sua relação com os distúrbios do movimento e postura corporal, assim como das alterações sensório-motoras normais e anormais serão analisadas. Principais alterações patológicas dos tendões, ligamentos e músculos.

– MOVIMENTO HUMANO;
Ementa: Movimento Humano: Esta disciplina irá fornecer ao aluno subsídios teóricos atualizados no campo do controle do movimento humano que servem de fundamentos para a prática profissional. Visa também aprofundar o conhecimento teórico no campo do controle e coordenação do movimento. Pretende ressaltar as bases neurofisiológicas e mecânicas da organização do movimento humano, assim como os aspectos que caracterizam as desordens do movimento, da postura e do equilíbrio. Pretende, ainda, discutir as principais teorias do controle do movimento e da aprendizagem motora e suas implicações no contexto da reabilitação.

– BIOENERGÉTICA E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO;
Ementa: Equilíbrios químicos e princípios termodinâmicos. Bioenergética das Vias Metabólicas Cinética enzimática e metabolismo. Fluxos por vias metabólicas. Catabolismo: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. Metabolismo de carboidratos, lípides e aminoácidos. Metabolismo do glicogênio. Metabolismo de ácidos Integração metabólica e importância da dependência inter-tecidual de fluxos metabólicos. Funções e adaptações dos principais sistemas fisiológicos envolvidos no estresse da atividade física e do treinamento sistemático. Noções de bioenergética no repouso e exercício. Determinação do consumo máximo de oxigênio, aplicabilidade do limiar de anaerobiose e compensação respiratória e noções de elaboração de treinamento adequado. Gerenciamento do metabolismo de combustíveis durante o exercício. Metabolismo no exercício físico moderado e intenso de curta e longa duração. Metabolismo do exercício físico em homens e mulheres.

– PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS NA SAÚDE, REABILITAÇÃO E GRUPOS ESPECIAIS;
Ementa: Fatores de risco para doenças arteriais, coronarianas e doenças crônico-degenerativas. Prescrição de atividades físicas e reabilitação para grupos especiais: crianças, jovens, adultos, idosos, diabéticos, cardiopatias, hipertensos, gestantes e outros. Estudo da qualidade física relacionada a promoção da saúde. Orientação e programas de exercícios para grupos especiais específicos.

– EXERCÍCIOS POPULAÇÕES ESPECIAIS;
Ementa: Estudo das concepções e procedimentos para o desenvolvimento de programas de atividades físicas para grupos diferenciados, tais como: gestantes, obesos, cardiopatas, hipertensos e diabéticos.

– PLANEJAMENTO DE CARREIRA – METODOLOGIA COACHING;
Ementa: Conceitos Chaves de Carreira. Ideias Centrais para um Planejamento de Vida e Carreira com alinhamento de metas pessoais e profissionais. Vida e Carreira como Dimensões Integradas e Interdependentes. O Conceito do Coaching e sua utilização no Planejamento de Carreira. A importância do Autoconhecimento para o alcance da realização pessoal e de uma Carreira sustentável. Planejamento Estratégico Pessoal e definição de objetivos de carreira. A importância da Gestão do Plano de Vida e Carreira. Roteiro para Construção do Plano de Vida e Carreira na Prática.

– METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR;
Ementa: Estudo dos saberes, da identidade e da práxis docente dentro do contexto universitário. Reflexão Crítica sobre o significado da Educação, sobre os fundamentos da ação educativa e suas repercussões na definição de ensino e de aprendizagem. Análise do caráter educativo da docência e do compromisso do professor com a explicitação de uma proposta pedagógica. Estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora.

– METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA;
Ementa: A pesquisa como produtora do conhecimento e como instrumento de intervenção. O processo de Pesquisa. A classificação das pesquisas. O problema de pesquisa. Elaboração de Hipótese. O projeto de pesquisa. Leitura de textos. Redação dos textos científicos. Fichamento, resumo, resenha. Artigo. Regra. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. Regras básicas ABNT.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC.
O trabalho interdisciplinar final do curso de Pós-graduação, é a avaliação final do estudante, que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação educacional. Apresentação individual da monografia, para a banca examinadora.