A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS:
Ementa: Definir e contextuar a moderna GP, consequências de ambientes dinâmicos e competitivos para a GP; o papel e a importância das pessoas nas atuais organizações; as relações de ganha/ganha; as pessoas como parceiras das organizações; aspectos fundamentais da nova GP e os processos da GP. GP como uma área interdisciplinar; visão sistêmica dos processos de GP; processo de provisão de pessoas; agregando pessoas; orientação de pessoas.

ADMINISTRAÇÃO DE ENTIDADES ESPORTIVAS:
Ementa: Introduzir os participantes em um plano mais avançado de planejamento e administração, alargando seus horizontes de análise e tentando demonstrar a metodologia adotada em muitas empresas, onde o processo de definição dos objetivos deixou de ser empírico ou intuitivo para tornar-se sistemático e parte da rotina dos seus executivos.

ANATOMIA FUNCIONAL E BIOMECÂNICA APLICADA:
Ementa: Esta disciplina compreende o estudo das estruturas anatômicas do corpo humano em relação aos aspectos biomecânicos das articulações e estruturas de suporte. O conteúdo está direcionado para a fundamentação da atuação clínica do fisioterapeuta. Analisa os tecidos biológicos submetidos a esforços produzidos pelo movimento humano. Analisa a postura estática e dinâmica (marcha) com metodologia própria. Análise das sequências motoras simples e complexas do corpo humano. Análise biomecânica dos movimentos funcionais e do exercício.

ARTE, LUDICIDADE E APRENDIZAGEM:
Ementa: O lúdico como elemento de aprendizagem. Técnicas de utilização da ludicidade na aprendizagem. O lúdico na Arte. O papel da arte na Educação Infantil e Anos Iniciais. A arte como meio de comunicação e expressão na Infância. Lúdico na Educação Infantil e Anos Inicias do Ensino Fundamental. Brincadeiras, brinquedos e Arte. Brinquedoteca: espaços lúdicos de aprendizagem.

ASPECTOS FILOSÓFICOS E AS DIVERSIDADES CULTURAIS DO ORIENTE:
Ementa: Princípios Filosóficos e culturais das artes marciais e lutas, visão ocidental e oriental.

ASPECTOS PEDAGÓGICOS DAS ARTES MARCIAIS:
Ementa: Estratégias pedagógicas para o processo de ensino-aprendizagem de Lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate, história e evolução básica, normas, espaços, materiais que podem ser utilizados, fundamentos técnicos e táticos. Necessidades especiais, inclusão e as lutas como meio para o processo de ensino-aprendizagem.

ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS:
Ementa: Aborda os processos de agregação de pessoas ao seu convívio cotidiano, estímulo e recompensa em função das posições ocupadas, tempo na organização e desempenho alcançado. Trata também dos processos de manutenção e encarreiramento das pessoas na organização.

AUDITORIA AVANÇADA:
Ementa: Avaliações Específicas e Abrangentes dos Ambientes de Negócio e de Controles das Empresas. Redesenhos dos Processos Organizacionais e Estabelecimento de Novos Fluxos de Trabalho. Relatórios Sumarizados e Pontuais a Alta Administração. O Comprometimento com as Metas, Objetivos e o Resultado das Organizações. O Que esperam os Executivos da Função de Auditoria.

AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS:
Ementa: Noções gerais sobre Auditoria. Normas relativas à Pessoa do Auditor. Normas de Execução do Trabalho. Planejamento e Supervisão. Programas de Auditoria. Avaliação dos Controles Internos. Papéis de Trabalho. Identificação das demonstrações Contábeis e Responsabilidade do Auditor. Adequação aos Princípios Contábeis. Tipos de Parecer de Auditoria: Limpo ou sem Ressalvas, Com Ressalva, Abstenção de Opinião e Adverso.

AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA:
Ementa: Avaliação e diagnóstico psicopedagógico do problema de aprendizagem na clínica e na instituição. Os diferentes tipos de entrevistas, as provas psicométricas e projetivas no processo de avaliação e de diagnóstico clínico. O Espaço lúdico no diagnóstico de dificuldade de aprendizagem. A hipótese e devolução diagnóstica. Tratamento, contrato, o enquadramento, os objetivos e as técnicas utilizadas na Clínica. A avaliação e compreensão do sujeito que aprende na sua relação com a instituição. Diagnóstico e intervenção psicopedagógico institucional. Limites e possibilidades de atuação na Escola e em outras instituições.

AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO:
Ementa: Introdução ao estudo do planejamento. Fundamentos do planejamento educacional. Planejamento participativo em educação. Projetos em educação. A evolução histórica da avaliação, seus diversos conceitos e sua relação com a atualidade; suas funções, categorias e critérios. A avaliação de Projetos, de Planos e Institucional.

AVALIAÇÃO FÍSICO-FUNCIONAL:
Ementa: Conceitos e escalas de mensuração de medidas e instrumentos utilizados na área da Saúde e Reabilitação. Estudo de testes quantitativos e qualitativos de avaliação da função neuro-músculo-esquelética, cardíaca e respiratória de indivíduos normais e portadores de patologias. Estudo das propriedades psicométricas de medidas e instrumentos de avaliação. Utilização de programas estatísticos para a análise psicométrica de instrumentos e medidas. Métodos e instrumentos de avaliação da função neuromuscular, cardio-respiratória e de atividades funcionais. Escalas, questionários e equipamentos de avaliação.

BALLET CLÁSSICO:
Ementa: Histórico, evolução, métodos de ballet clássico. Escolas de ballet clássico e as suas metodologias de ensino. Companhias de ballet nacionais e estrangeiras.

BASES CIENTÍFICAS DO EXERCÍCIO AERÓBICO:
Ementa: Estuda as alterações crônicas e agudas que ocorrem no corpo humano oriundas do exercício aeróbico. Assim como, disponibilizar informações avançadas e atualizadas associadas às rotinas de avaliação e prescrição de exercícios aeróbicos e condicionamento físico. Prescrição do exercício aeróbico.

BASES CIENTÍFICAS DO EXERCÍCIO RESISTIDO:
Ementa: Estuda as alterações crônicas e agudas que ocorrem no corpo humano oriundas do exercício resistido. Assim como, disponibilizar informações avançadas e atualizadas associadas às rotinas de avaliação e prescrição de exercícios resistidos. Prescrição de exercícios resistidos.

BASES CIENTÍFICAS DO TREINO DE FLEXIBILIDADE:
Ementa: Micro-organização do tecido muscular e conjuntivo. Propriedades mecânicas dos biomateriais sobre estresse de alongamento. Organização de uma sessão de treinamento de flexibilidade. Influencia da flexibilidade do desempenho esportivo. Parte prática: flexibilidade na sessão de treinamento.

BASES CIENTÍFICAS DO TREINO DE FORÇA EM GRUPOS ESPECIAIS:
Ementa: Grupos Especiais: idosos, obesos/diabetes, problemas cardíacos, hipertensos, estética feminina, gestantes e crianças. Controle de Carga e Montagem de Programas. Sistemas de Treinamento.

BIOENERGÉTICA E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO:
Ementa: Equilíbrios químicos e princípios termodinâmicos. Bioenergética das Vias Metabólicas Cinética enzimática e metabolismo. Fluxos por vias metabólicas. Catabolismo: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. Metabolismo de carboidratos, lípides e aminoácidos. Metabolismo do glicogênio. Metabolismo de ácidos Integração metabólica e importância da dependência inter-tecidual de fluxos metabólicos. Funções e adaptações dos principais sistemas fisiológicos envolvidos no estresse da atividade física e do treinamento sistemático. Noções de bioenergética no repouso e exercício. Determinação do consumo máximo de oxigênio, aplicabilidade do limiar de anaerobiose e compensação respiratória e noções de elaboração de treinamento adequado. Gerenciamento do metabolismo de combustíveis durante o exercício. Metabolismo no exercício físico moderado e intenso de curta e longa duração. Metabolismo do exercício físico em homens e mulheres.

BIOESTATÍSTICA:
Ementa: Estatística descritiva. Elementos de probabilidade. Inferência estatística: intervalo de confiança e testes de hipótese. Testes estatísticos clássicos: qui-quadrado, “t” para uma e duas amostras, regressão linear simples e correlação. Análise de variância.

BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO:
Ementa: Fundamentos de bioquímica e conceitos básicos em bioquímica e biologia celular. Fundamentos de bioenergética. Processos bioquímicos modulados pelo exercício físico. Mecanismos bioquímicos envolvidos na suplementação nutricional. Medidas bioquímicas relacionadas ao exercício físico.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS E PATROCÍNIO:
Ementa: Formatação do projeto comercial; identificação de fontes potenciais de recursos; conceituação de patrocínio, permutas e apoio; etapas do processo de comercialização/ estudo das leis de incentivo fiscal.

CINEANTROPOMETRIA:
Ementa: Estudo de procedimentos e de instrumentos referentes à avaliação em atividades físicas, observando suas Qualidades psicométricas: validade, fidelidade e objetividade. Adaptação dos mesmos às necessidades e potencialidades da realidade profissional, no contexto do de atuação e na pesquisa.

COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA:
Ementa : O que é composição coreográfica, técnicas para criação e desenvolvimento coreográfico. Tipos de coreografias. Elaboração de uma composição coreográfica.

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL:
Ementa: Evolução e abrangência da comunicação organizacional; ferramentas e canais de comunicação interna; elementos da comunicação interpessoal – feedback, comunicação oral, gestos, postura, olhar e voz; marketing pessoal; marketing de relacionamento; comunicação institucional; comunicação de marketing.

CONSULTORIA EDUCACIONAL:
Ementa: Características e tipologia da consultoria. Evolução das Atividades. Técnicas de Consultoria. Ferramentas e Administração de Serviços de Consultoria. Teorias de suporte em Consultoria. Funcionamento e Estrutura. Workshop e Cases.

CONTROLADORIA:
Ementa: Missão, visão, estratégia, subsistemas empresariais, modelos de gestão, funções do controller, autoridade e responsabilidade da controladoria, princípios, conceitos e instrumentos de controle. Processos de planejamento, controle e monitoramento, mensuração, indicadores de desempenho, planos estratégicos – Balanced Scorecard.

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO:
Ementa: O contexto organizacional competitivo; a importância da criatividade e da inovação; conceitos, fundamentos e características dos processos de criatividade e inovação; bloqueios e facilitadores ao processo de crias e inovar; técnicas e estratégias de criatividade; mudança organizacional; a organização que aprende; cultura de inovação; a inovação como um processo de gestão.

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL:
Ementa: Conceito de cultura e clima organizacional; importância da cultura organizacional; cultura organizacional brasileira; gestão de cultura; conceito de clima organizacional; conceito de identidade organizacional; conceito de poder; processos de mudanças organizacionais; estratégias de mudança de cultura organizacional; relações de poder nas organizações.

CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL:
Ementa: Conceito de cultura e clima organizacional; importância da cultura organizacional; cultura organizacional brasileira; gestão de cultura; conceito de clima organizacional; conceito de identidade organizacional; conceito de poder; processos de mudanças organizacionais; estratégias de mudança de cultura organizacional; relações de poder nas organizações.

DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS:
Ementa: Análises, discussão e vivencia dos processos pedagógicos para o ensino das principais danças folclóricas, populares e de salão, com o objetivo de aplicá-las, modificá-las e adequá-las. Oferecer conhecimentos relevantes no que diz respeito às manifestações culturais das danças folclóricas, populares e de salão. Discutir e refletir sobre sua função social e sua importância no processo de educação, sendo ele formal ou não-formal.

DANÇAS URBANAS E ASPECTOS SOCIAIS:
Ementa: Concepção da dança urbana. Fundamentos sociais e seus aspectos como influência no comportamento humano a influência da dança como ferramenta de mudança social. Fases de movimento e improvisações na dança urbana.

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM:
Ementa: Conhecer sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem oral infantil. Diferenciar os conceitos de fala, língua e linguagem. Dominar conhecimentos sobre os padrões normais de aquisição da linguagem oral infantil. Conhecer a etiologia e sintomatologia dos transtornos de linguagem oral infantil.

DESIGN THINKING:
Ementa:
Apresentar as etapas do Design Thinking e suas ferramentas para a organização de ideias, identificação de problemas e oportunidades e busca de soluções. Desenvolver estratégias e posicionamento a partir das ferramentas de geração de ideias.

DIDÁTICA:
Ementa:
O Papel da Educação, Pedagogia e Didática no processo educativo. A Didática, seu contexto histórico e a formação do Professor. As Tendências Pedagógicas, seus pressupostos, concepções e práticas. O Planejamento Educacional e sua ressignificação na prática docente. Pesquisas e Práticas de Ensino.

DIFICULDADES E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM:
Ementa: Passado e Presente das Dificuldades de Aprendizagem. O cérebro e a aprendizagem. Educação Especial e as Dificuldades de Aprendizagem. As Dificuldades de Aprendizagem na escola (diagnóstico e tratamento). A atuação dos educadores frente as Dificuldades de Aprendizagem. Estratégias de trabalho para os alunos que apresentam Dificuldades de Aprendizagem. Observação do desempenho escolar.

DIREITO COMERCIAL E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR:
Ementa: Direitos Fundamentais na atualidade. Direitos e interesses transindivuais. Sociedade de consumo. Elementos da Relação Jurídica de Consumo. Princípios no Código de Defesa do Consumidor. Direitos básicos dos consumidores. Os conceitos de satisfação do consumidor no pensamento de marketing; As principais teorias que orientam a pesquisa e a classificação do comportamento do consumidor; As diferenças entre o comportamento do consumidor de serviços e de produtos; O comportamento do consumidor de serviços organizacionais; O comportamento do consumidor final de serviços; Vendas, pós-vendas e comportamento do consumidor de serviços; Comportamento do consumidor de serviços ofertados pela internet.

DISFUNÇÃO DO MOVIMENTO HUMANO:
Ementa:
Estudo das disfunções do movimento humano. Análise das anormalidades biomecânicas e da sua relação com os distúrbios do movimento e postura corporal, assim como das alterações sensório-motoras normais e anormais serão analisadas. Principais alterações patológicas dos tendões, ligamentos e músculos.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA:
Ementa: Recursos para comunicação em EAD; Educação a Distância e Ambientes Virtuais; Modelo Pedagógico do curso de EAD; Papel do aluno em um curso a distância; Avaliação em EAD.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
Ementa:
Conceitos e paradigmas históricos da Educação Especial e das propostas de Educação Inclusiva: Políticas Públicas de Educação no cenário nacional. Análise dos aspectos teóricos e metodológicos da temática da Educação Especial, que se direciona para uma Educação Inclusiva; os processos de implementação da proposta de educação inclusiva, a dinâmica da inclusão no cotidiano da sala de aula, a docência, os alunos e a perspectiva culturalista no contexto da temática em questão.

ELABORAÇÃO E PRESCRIÇÃO DE PROGRAMAS DE TREINAMENTO E MUSCULAÇÃO:
Ementa:
Histórico e evolução da musculação. Estudos das capacidades motoras. Máquinas e equipamentos. Estrutura do treinamento e musculação. Exercícios básicos. Tópicos especiais em musculação.

EMPREENDEDORISMO, LIDERANÇA, DESENVOLVIMENTO, MOTIVAÇÃO E GESTÃO DO DESEMPENHO:
Ementa:
Os fundamentos do Empreendedorismo, tipos e etapas de desenvolvimento; o espírito empreendedor, principais características e atitudes; como ele se desenvolve individual e coletivamente nas organizações; cases de sucesso e fracasso, dentro de um contexto de forte competitividade e incertezas dos mercados. Indivíduos e grupos; Elementos Clássicos; Percepção e atitude; Processo de comunicação; Inovação e criatividade; Trabalho em equipe; Motivação Humana no Trabalho; Processos motivacionais; Avaliação de potenciais e desempenho; O contexto da liderança; Estilos de liderança; Desenvolvimento de competências do líder.

ENDOCRINOLOGIA APLICADA AO EXERCÍCIO E A TREINAMENTOS:
Ementa:
Reações bioquímicas e o comportamento fisiológico do organismo. Regulação do metabolismo energético. Metabolismo de carboidratos. Produção de lactato no exercício e sua remoção para a circulação. Mitocôndrias e metabolismo oxidativo. Metabolismo de ácidos graxo. Ciclo da Beta Oxidação. Metabolismo de aminoácidos. Metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteína. Gliconeogênese: síntese de glicose a partir de esqueletos carbônicos.

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES:
Ementa:
Valores e ética empresarial. Indicadores e avaliação. Instrumentos de responsabilidade social. Código de ética. Responsabilidade social empresarial e indicadores. Gestão dos sistemas de responsabilidade social. Implementação da responsabilidade social.

ETIQUETA PROFISSIONAL:
Ementa: O papel social do indivíduo; etiqueta como consequência de atitudes educadas, éticas elegantes no contexto pessoal, social, profissional e organizacional; etiqueta social e profissional; comunicação eficaz; empatia, saber ouvir; etiqueta em família, no trabalho, em meios eletrônicos e internacional; gafes e fofocas; código visual; regras gerais de etiqueta.

EXERCÍCIOS POPULAÇÕES ESPECIAIS:
Ementa:
Estudo das concepções e procedimentos para o desenvolvimento de programas de atividades físicas para grupos diferenciados, tais como: gestantes, obesos, cardiopatas, hipertensos e diabéticos.

EXPRESSÃO LÚDICO-CRIATIVA NO TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO:
Ementa:
Proporcionar a sensibilização humana, visando o aprimoramento do profissional da educação e sua função educativa na educação. Buscando um espaço de estudo e reflexão sobre a produção da atividade lúdica, o conceito de representação, a elaboração gráfica e a construção de imagens para todas as crianças a despeito das suas características, desvantagens e dificuldades.

FERRAMENTAS DE GESTÃO EMPRESARIAL:
Ementa:
Ferramentas de gestão empresarial na implementação do processo de excelência na gestão da organização. Balance Score Card – BSC, Inteligência de Mercado, Qualidade total, Reengenharia/ Gestão de Processos, Benchmarking/Aprendizagem Organizacional e Terceirização/Downsizing.

FINANÇAS APLICADAS:
Ementa: Processos de tomada de decisão gerenciais. Resultados financeiros do negócio. Desempenho financeiro. Planos de ação previstos ou em curso. Sistema de patrimonial. Sistema de resultado.  Demonstrações contábeis (Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício). Fluxo de caixa. Processo de formação de preços. Projeção das Demonstrações Financeiras (Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício – Custeio Variável). Análise vertical e horizontal. Análise dos indicadores de rentabilidade – ROI.

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA:
Ementa: Análise dos fundamentos políticos, econômicos e sociais da Educação Infantil e Fundamental. Concepções de infância a partir do enfoque interdisciplinar, considerando as bases histórica, biológica e sociológica. Pressupostos pedagógicos da Educação Infantil: concepções, objetos e sua relação com o Ensino Fundamental.

GESTÃO DE BENEFÍCIOS, SALÁRIOS E REMUNERAÇÃO:
Ementa:
Gestão de Salário e Remuneração. Origens dos benefícios sociais. Pacote de benefícios sociais e serviços. Seguro de vida e de acidentes pessoais.

GESTÃO DE CUSTOS:
Ementa:
Custeio por contribuição versus custeio por absorção, análise custo-volume-lucro, ponto de equilíbrio, metas de vendas e lucro, custo para tomada de decisões, exame de propostas, análise e controle dos custos de distribuição. Efeitos dos tributos sobre os custos e o preço. Formação de preço, métodos quantitativos aplicados aos custos, custo e estratégia.

GESTÃO DE ESPAÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS PARA O ESPORTE E PARA ATIVIDADE FÍSICA:
Ementa:
Gestão de espaços públicos e privados para o esporte e para atividade física. Segurança, suprimentos e outros fatores de apoio. Calendário de atividades. Comunicação integrada à Gestão. Relato de experiências nos diversos espaços da prática esportiva e de atividades físicas.

GESTÃO DE FRANQUIAS:
Ementa:
Comportamentos empreendedores. Os desafios da mudança. Estudo de franquias. Direitos e deveres dos franquiados e franquias. Planejamento – estudo de mercado das oportunidades de franquia. Gestão de franquias. Administração de franquias. Comunicação e vendas em franquias. Marketing de relacionamento em franquias.

GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE:
Ementa: Os princípios gerais da qualidade total. As sete ferramentas da qualidade. Os valores percebidos agregados ao negócio através da gestão da qualidade. A qualidade na essência do processo criativo e inovador. Reflexões de experiências bem-sucedidas de empresas de sucesso. A importância das normas internacionais como modelo e referências de qualidade.

GESTÃO DE PROJETOS:
Ementa:
Conceitos, relevância de projetos para organizações. O que é gestão de projetos e sua realização através do ciclo de vida do projeto. Proposição de projetos (Business Case) e a participação das partes interessadas. Planejamento de projetos, formado pelas linhas de base e planos de gestão. Execução do projeto através da sua gestão (monitoração e controle). Gestão de mudanças como processo de transição do projeto para usuário. Encerramento do projeto com o auxílio da operação assistida ao uso.

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS:
Ementa:
Visão estratégica da administração de recursos humanos. A função estratégica da área de RH atrelada aos negócios e as funções e perfil do gestor de RH contemporâneo. Planejamento de RH. Ferramentas para o planejamento estratégico de RH.

GESTÃO DE TERCEIRO SETOR:
Ementa:
Conhecimento da importância e posicionamento estratégico do terceiro setor para a sociedade e dos mecanismos de gestão que propiciam a efetividade de suas ações. Abordagem do conteúdo: Aplicação dos conceitos específicos da estrutura e funcionamento das Instituições sem fins lucrativos.

GESTÃO DE VENDAS, ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO E FECHAMENTO:
Ementa:
Gestão estratégica de vendas. Conhecendo o cliente. Abordagem e definição da venda. Definição de metas e análise dos resultados. Aspectos comportamentais dos vendedores. Avaliação dos vendedores. Desenvolvimento do Plano Estratégico de Vendas. Pós-venda. As técnicas modernas de vendas. Prospecção e produtividade em vendas. Estratégias de persuasão. Vendas coorporativas para as empresas. Venda consultiva.

GESTÃO ESCOLAR:
Ementa:
Modelos de Gestão. Órgãos colegiados. Planejamento participativo. Gestão democrática do ensino público. O espaço da administração pública. Confronto entre público e privado.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS:
Ementa:
Fundamentos da gestão estratégica de pessoas. Dimensões do ambiente de gestão de pessoas: negócios, trabalho, cultura e clima organizacional. Modelo estratégico. Avaliação da gestão estratégica de pessoas: indicadores operacionais, financeiros, empresariais e BSC.

GESTÃO FINANCEIRA:
Ementa:
Conceitos, funções e objetivos da gestão financeira, gestão de capital circulante, gestão de ativos permanentes, custo de capital.

HABILIDADES INTERPESSOAIS E ORATÓRIA:
Ementa:
Como estruturar uma apresentação para atrair o interesse do público. Como fazer apresentações de alto impacto em um curto espaço de tempo. Como argumentar de forma eficaz para públicos heterogêneos. Como iniciar, conduzir e finalizar uma apresentação. Técnicas de Oratória: trabalhar aspectos da Oratória e da comunicação – voz, gesticulação, movimentação e outras expressões não verbais.

HISTÓRIA DA DANÇA – CONTEXTO, IMPORTÂNCIA, ORIGEM E A EVOLUÇÃO:
Ementa:
História da dança, origem formas de expressão, definição o que é dança? Contexto da dança no ritmo da vida. Evolução da dança. Importância da dança para a vida.

LIDERANÇA COACHING:
Ementa:
O líder e a liderança; o papel e as principais qualidades do líder, liderança eficaz, teorias sobre liderança; mitos da liderança; novas realidades da liderança, administração do tempo, delegação; resiliência; empreendedorismo; introdução a coaching; liderança a coaching, ferramentas de coaching aplicadas a liderança.

LOGÍSTICA EMPRESARIAL:
Ementa:
Conceitos e fundamentos da logística empresarial no cenário competitivo atual. Planejamento e estratégia logística. Estoques. Armazenamento e movimentação de materiais. Logística de Distribuição. O gerenciamento da cadeia de suprimentos. A importância das tecnologias da informação para a logística. A logística como vantagem competitiva.

LUDICIDADE NAS ORGANIZAÇÕES:
Ementa:
O mundo atual do trabalho, a ludicidade e a criatividade: contribuições. O lúdico-criativo nas diversas áreas. Atuação de profissionais lúdico-criativos no mercado de trabalho. Experiências inovadoras.

MARKETING DIRETO, TELEMARKETING E PROSPECÇÃO DE CLIENTES:
Ementa:
Call Centers, o que são , sua importância , como dimensionar e avaliar um Call Center. A operacionalização e as principais funções desempenhadas por um Call Center. Marketing Direto: características e vantagens, desenvolvimento da oferta e identificação de clientes. Formas de marketing direto: mala direta, marketing por catálogo, telemarketing, compras eletrônicas (televisão, Internet etc.). O Telemarketing como ferramenta: ativo e receptivo, terceirizado ou não.

MARKETING ESPORTIVO:
Ementa:
Conceituação. Gestão do Marketing Esportivo. Marketing de Produtos e serviços. Consumidor esportivo. Licenciamento. Patrocínio. Pesquisa em Marketing Esportivo. Marca.

MARKETING ESTRATÉGICO:
Ementa:
O papel e a importância do marketing estratégico no contexto social, ambiente e tendências. Condução do estudo do marketing estratégico sob perspectiva orientada pela tomada de decisão. O processo de comunicação. Processo de planejamento do marketing para os novos desafios contemporâneos. Desenvolvimento e seleção das estratégias de marketing. Plano de marketing. Criação, desenvolvimento e lançamento de novos produtos.

MERCADOS DE CAPITAIS:
Ementa: Conceituação, agentes econômicos, função de mercados de capitais, operações com ações investimentos, composição das carteiras de investimentos, risco, mercados futuros e precificação de ativos.

METABOLISMO E OBESIDADE:
Ementa:
Etiologia, classificação e dietoterapia. Princípios da Nutrição para prevenir e tratar a obesidade; A interface com a Nutrigenômica; O ambiente Obesogênico; Programação metabólica para a obesidade; desequilíbrio funcional na obesidade: uma doença nutri-neuro-imuno – endócrino -metabólica; A Inflamação crônica do tecido adiposo; a resistência insulínica da obesidade; estresse e obesidade abdominal: ênfase nos níveis de cortisol; obesidade e intestino.

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA:
Ementa:
A pesquisa como produtora do conhecimento e como instrumento de intervenção. O processo de Pesquisa. A classificação das pesquisas. O problema de pesquisa. Elaboração de Hipótese. O projeto de pesquisa. Leitura de textos. Redação dos textos científicos. Fichamento, resumo, resenha. Artigo. Regra. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. Regras básicas ABNT.

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR:
Ementa:
Estudo dos saberes, da identidade e da práxis docente dentro do contexto universitário. Reflexão Crítica sobre o significado da Educação, sobre os fundamentos da ação educativa e suas repercussões na definição de ensino e de aprendizagem. Análise do caráter educativo da docência e do compromisso do professor com a explicitação de uma proposta pedagógica. Estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora.

MÉTODOS QUANTITATIVOS:
Ementa:
Tópicos de matemática financeira (séries de capitais, análise de investimentos, VPL, TIR), tópicos em estatística (Medidas de tendência central e de dispersão, probabilidades, inferência, regressão e correlação, introdução a séries temporais).

MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE:
Ementa:
Esta disciplina irá discutir os determinantes não biológicos da saúde/doença; conhecer a evolução histórica e a organização da atenção à saúde no Brasil, e introduzir conceitos, métodos e técnicas epidemiológicas que são essenciais para a investigação em saúde.

MOVIMENTO HUMANO:
Ementa:
Movimento Humano: Esta disciplina irá fornecer ao aluno subsídios teóricos atualizados no campo do controle do movimento humano que servem de fundamentos para a prática profissional. Visa também aprofundar o conhecimento teórico no campo do controle e coordenação do movimento. Pretende ressaltar as bases neurofisiológicas e mecânicas da organização do movimento humano, assim como os aspectos que caracterizam as desordens do movimento, da postura e do equilíbrio. Pretende, ainda, discutir as principais teorias do controle do movimento e da aprendizagem motora e suas implicações no contexto da reabilitação.

NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS:
Ementa:
Administração de conflitos: Tipos de conflitos; Poder; Como resolver os conflitos; Como gerenciar conflitos entre duas pessoas; Conflito e negociação nas organizações; Condições que estimulam o conflito; Estágios de um conflito; Efeitos de conflito; Quando a comunicação contribui para o conflito; Equipe de intervenção; Etapas no processo de intervenção; Visão positiva do conflito; Diferenças em termos de informações e percepções; Conflitos Interpessoais Nas Organizações; Consequências Do Conflito; Como Administrar; Negociação E Poder De Barganha Nas Decisões Em Grupo; Conceito De Negociação.

NEUROPSICOLOGIA:
Ementa:
Relação entre funcionamento cerebral e comportamento. Estudo das funções neuropsicológicas. Introdução aos princípios da avaliação e reabilitação neuropsicológica.

O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO:
Ementa:
O processo de ensino e de aprendizagem. Teorias psicopedagógicas. O fracasso escolar e a psicopedagogia. Procedimentos de diagnóstico e de intervenção psicopedagógica institucional e clínica.

ORÇAMENTO EMPRESARIAL:
Ementa:
Conceitos e objetivos do orçamento, controle orçamentário, etapas do orçamento, elementos para a elaboração do orçamento, tipos de orçamento, orçamentos de vendas, de produção e de caixa, demonstrações projetadas.

ORGANIZAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS:
Ementa:
Técnicas de elaboração, administração e avaliação de projetos no segmento esportivo. Políticas, programas e projetos na área de esportes. Organização de eventos esportivos. Comercialização de eventos esportivos.

PLANEJAMENTO DE CARREIRA – METODOLOGIA COACHING:
Ementa:
Conceitos Chaves de Carreira. Ideias Centrais para um Planejamento de Vida e Carreira com alinhamento de metas pessoais e profissionais. Vida e Carreira como Dimensões Integradas e Interdependentes. O Conceito do Coaching e sua utilização no Planejamento de Carreira. A importância do Autoconhecimento para o alcance da realização pessoal e de uma Carreira sustentável. Planejamento Estratégico Pessoal e definição de objetivos de carreira. A importância da Gestão do Plano de Vida e Carreira. Roteiro para Construção do Plano de Vida e Carreira na Prática.

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO:
Ementa:
Tributos federais (IRPJ, IPI, impostos sobre importação e exportação, PIS, COFINS, INSS), Tributos estaduais (ICMS, Regimes especiais), Tributos municipais (ISS, Regimes especiais). Planejamento Tributário.

POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO:
Ementa:
Estado, Políticas Sociais e Educação; Direito à Educação e a Cidadania; Demografia da Educação Brasileira: estudos de indicadores; Diferenciais de Acesso e Sucesso no Sistema Escolar; Recursos Financeiros para a Educação no Brasil. Estágio curricular como possibilidade de se constituir professor.

POLÍTICAS EDUCACIONAIS:
Ementa:
As políticas educacionais, a legislação e suas implicações para a organização da atividade escolar. Escolarização. Análise das relações entre educação, estado e sociedade. Estudo da organização da educação brasileira: dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e educacionais. Análise da educação na Constituição Federal de 1988 e a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96).

PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS NA SAÚDE, REABILITAÇÃO E GRUPOS ESPECIAIS:
Ementa:
Fatores de risco para doenças arteriais, coronarianas e doenças crônico-degenerativas. Prescrição de atividades físicas e reabilitação para grupos especiais: crianças, jovens, adultos, idosos, diabéticos, cardiopatias, hipertensos, gestantes e outros. Estudo da qualidade física relacionada a promoção da saúde. Orientação e programas de exercícios para grupos especiais específicos.

PROCESSO DE GESTÃO DE PESSOAS:
Ementa:
GP como uma área interdisciplinar; visão sistêmica dos processos de GP; processo de provisão de pessoas; orientação de pessoas; desenho organizacional e dos cargos; avaliação de desempenho; recompensando pessoas; remuneração, programas de incentivos; benefícios e serviços; processo de desenvolvimento de pessoas; aprendizagem organizacional; organizações que aprendem; condições ambientais e psicológicas de trabalho; relações c/ empregados; higiene, segurança e qualidade de vida; sistemas de informações gerenciais p/ a tomada de decisões; controle e monitoramento dos resultados de gestão.

PROCESSO MOTIVACIONAL:
Ementa:
Conceitos básicos de motivação; teorias clássicas de motivação; teorias contemporâneas de motivação; teorias motivacionais e limitações culturais; motivação – dos conceitos às aplicações.

PROCESSO MOTIVACIONAL:
Ementa:
Conceitos básicos de motivação; teorias clássicas de motivação; teorias contemporâneas de motivação; teorias motivacionais e limitações culturais; motivação – dos conceitos às aplicações.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA COMERCIAL:
Ementa:
Recrutamento de Pessoas, Seleção de Pessoas, Estratégias de decisão para seleção. Análise de cargo, Empregabilidade. Aprendizagem. A evolução do processo de treinamento e desenvolvimento.

REDAÇÃO COMERCIAL:
Ementa: Questões de gramática básica. Novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa. Coesão e coerência textuais. Construção de frases e parágrafos. Organização de textos pequenos, médios e grandes. Redação de e-mails corporativos e Comerciais. Peculiaridades da redação Comercial.

RELAÇÃO DE TRABALHO E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA:
Ementa:
Contrato individual de trabalho e normas protecionistas na legislação trabalhista. Rotinas trabalhistas no gerenciamento de Recursos Humanos. Organização sindical, negociações e normas coletivas. Métodos de solução de conflitos nas relações de trabalho.

RELAÇÃO DE TRABALHO E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA:
Ementa:
Contrato individual de trabalho e normas protecionistas na legislação trabalhista. Rotinas trabalhistas no gerenciamento de Recursos Humanos. Organização sindical, negociações e normas coletivas. Métodos de solução de conflitos nas relações de trabalho.

SELEÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS:
Ementa:
Recrutamento de Pessoas, Seleção de Pessoas, Estratégias de decisão para seleção. Análise de cargo, Empregabilidade. Mercado de Recursos Humanos. Sistema de administração de Recursos Humanos. A organização como um conjunto integrado de competências. Subsistema de desenvolvimento de Recursos Humanos. Aprendizagem. A evolução do processo de treinamento e desenvolvimento.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA COMO SUPORTE À GESTÃO:
Ementa:
A importância dos Sistemas de Informações Gerenciais para as organizações. Tipos de Sistemas: aplicações e desafios. Estratégia, Estratégia de Sistemas e alinhamento. A relação entre Processos e Sistemas de Informações Gerenciais. Dados, Informação e Conhecimentos. A importância do fator Humano. Sistemas de Informação e a Gestão de Projetos.

SUPERVISÃO EDUCACIONAL:
Ementa:
A supervisão educacional no brasil em perspectiva histórica e política. Atribuições legais quanto à supervisão educacional no brasil. Concepções sobre a supervisão educacional. Perfil do supervisor educacional. Papéis e funções do supervisor educacional. Práticas e técnicas da supervisão educacional. O supervisor educacional e a formação de professores. O supervisor educacional e os parceiros de trabalho. O estudo na prática supervisora. Mecanismos que auxiliam o trabalho do supervisor educacional. O supervisor educacional e o processo de avaliação.

TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS NO SEGMENTO ESPORTIVO:
Ementa:
Definições e conceitos básicos. Principais características e “alvos” em projetos. Projeto versus ações de melhoria. Planejamento em projetos. Complexidade e incerteza. Ciclo de vida e fases. Gerenciamento de projetos: as nove áreas de conhecimentos relevantes (visão PMI). Seleção de projetos: conceitos e métodos. Fatores de sucesso e insucesso em projetos. Atribuições e habilidades do gerente de projetos e da equipe. Elaboração de projetos: conceitos e aspectos básicos. Ferramentas básicas para elaboração e acompanhamento de projetos.

TECNOLOGIAS, E- COMMERCE E REDES SOCIAIS:
Ementa:
Panorama Internacional. Evolução do e-commerce no Brasil. Conceitos básicos. Perfil do profissional de e-commerce. Análise de setores. Cenários. Iniciação em Plataformas Digitais. Visão geral das redes sociais no Brasil e no Mundo. Busca de consumidores através das redes. Relacionamento com o consumidor através das redes sociais. Planejamento e atuação nas redes sociais. Geração de conteúdo relevante. Engajamento com a marca. Canais e perfis em redes sociais: Youtube, Instagram, Facebook, Whatsapp, Pinterest, e outros.

TEORIAS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO:
Ementa: Desenvolvimento humano. A epistemologia genética de Piaget. Aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky e suas diferenças em relação ao behaviorismo e ao construtivismo. Intersecções das teorias da aprendizagem com as concepções pedagógicas que predominam no campo da educação profissional em saúde. Avaliação e Educação Profissional em Saúde. O adulto aprendiz. Pós-graduação em PSICOPEDAGOGIA

TÓPICOS ESPECIAIS DE DANÇA:
Ementa:
Preparação e expressão corporal. Inserção da dança com outras linguagens.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC.
O trabalho interdisciplinar final do curso de Pós-graduação, é a avaliação final do estudante, que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação educacional. Apresentação individual da monografia, para a banca examinadora.