Coordenação: Prof. Áttilla Torres
Curso presencial, Pós-Graduação em nível de especialização, Lato Sensu, 360 horas, 15 meses.
As aulas serão realizadas em um final de semana por mês, Sábado de 8:00 as 17:00 (uma hora de almoço) e Domingo de 8:00 as 12:00. As 10:00 e 15:00 hs tem um intervalo, onde serviremos um Coffee break.
As aulas serão realizadas no POLO de Jequié.

O certificado de conclusão deste Curso de Especialização, será emitido por instituição de ensino superior Credenciada, Autorizada e Reconhecida pelo MEC, conforme apresentado abaixo no cadastro do e-MEC:
Registro MEC e Portaria da criação do curso;
Registro MEC e Portaria da criação do curso;

O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO:
Pós-graduação é um modelo de ensino destinado às pessoas que concluíram a graduação (licenciatura, bacharelado e tecnólogo). O objetivo dos cursos de pós-graduação (especialização e aperfeiçoamento) é formar profissionais mais especializados em determinadas áreas de atuação, tanto no âmbito acadêmico, como profissional.


EDUCAÇÃO ESPECIAL

– FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E LEGAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL;
Ementa: Conceitos e paradigmas históricos da Educação Especial e das propostas de Educação Inclusiva: Políticas Públicas de Educação no cenário internacional e nacional. A educação especial, o ensino regular e o atendimento educacional especializado a partir da política nacional de educação inclusiva e os projetos políticos pedagógicos. Sujeitos com história de deficiência na educação básica: questões de currículo e gestão escolar. Processos educativos na escola de educação inclusiva: experiências em âmbito escolar e não-escolar. Fundamentos e recursos pedagógicos para inclusão: acessibilidade, tecnologia assistiva, desenho universal.

– MODALIDADES, SISTEMAS E INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL;
Ementa: Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Legislação sobre a inclusão de alunos com deficiência. Modalidades, sistemas e vivências na práticas pedagógicas e andragógicas.

– PROFISSIONALIZAÇÃO, TRABALHO, FAMILIAR E COMUNIDADE  NA EDUCAÇÃO ESPECIAL;
Ementa: O Aluno com Necessidades Educacionais Especiais no Contexto da Comunidade Escolar, profissional e social; O Ajuste da Escola para Todas as Crianças; Princípios da Cultura Inclusiva no Âmbito da Comunidade Escolar; Reflexões sobre a Formação do Professor para Educação Inclusiva; A Sala de Aula Inclusiva: o cotidiano professor-aluno na inclusão; O Envolvimento Familiar na Educação do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais.

– MÚLTIPLAS DEFICIÊNCIAS: SURDEZ, CEGUEIRA, DEFICIÊNCIA FÍSICA E INTELECTUAL;
Ementa: Introdução. Deficiência Múltipla – Surdocegueira. As necessidades da Criança Surdocega e com Deficiência Múltipla. A importância do Movimento e da Comunicação. Adaptações de Acesso ao Currículo. Atendimento Educacional Especializado. Atividades Suplementares. Avaliação. Percepção e Conceituação da Loucura Através dos Tempos. A Decomposição do Sofrimento Mental e o Trabalho do Profissional. Classificação das Doenças Mentais.

– PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ÁREA DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO;
Ementa: Caracterização dos aspectos biopsicossociais das pessoas com altas habilidades/superdotação. Análise da especificidade da atuação do educador frente ao aluno com altas habilidades/superlotação. Reconhecimento do papel da família e do contexto educacional para o desenvolvimento do aluno com altas habilidades/superdotação.

– PROCESSOS DE INTERVENÇÃO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA);
Ementa: Aspectos históricos e conceituais do campo da Estimulação da Psicopedagogia Inicial.  Os processos e intervenções estruturantes e singulares na Educação, nas equipes de saúde, multidisciplinares e/ou interdisciplinares.

– TEORIAS DA APRENDIZAGEM;
Ementa: A teoria de Piaget e sua aplicação no processo de aprendizagem. A teoria de Vygotsky e sua aplicação no processo de aprendizagem. A teoria de Wallon e sua aplicação no processo de aprendizagem. A teoria de Ausubel e sua aplicação no processo de aprendizagem. Análise contextual das teorias de Piaget, Vygotsky, Ausubel e Wallon e relações entre elas. As teorias Comportamentais e Cognitivas. A relação entre as principais teorias da aprendizagem. Aplicabilidade conceitual das teorias da aprendizagem.

– LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS;
Ementa: As abordagens Linguísticas Moderna no processo cognitivo. O cérebro e a língua de sinais. Linguística Aplicada ao ensino e aprendizagem de línguas de sinais. Expressões faciais e gramaticais. A estrutura da frase na língua de sinais. Classificadores e os seus tipos. Verbos classificadores. Técnicas e habilidades na língua de sinais.

– DIFICULDADES E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM;
Ementa: Processo de Aprendizagem. Cérebro. Conceito de dificuldades de aprendizagem. Dislexia, dislalia, discalculia, disgrafia, disortografia, dispraxia. O professor e as dificuldades de aprendizagem. Autismo. Transtorno de Asperger. Síndrome de Rett. Transtorno Desintegrativo da Infância. A função executiva e a teoria da mente. A importância da abordagem histórico-cultural na educação especial. A inclusão de alunos com TGD. O desenvolvimento do trabalho pedagógico com alunos com TGD.

– PLANEJAMENTO DE CARREIRA – Metodologia Coaching;
Ementa: Conceitos Chaves de Carreira. Ideias Centrais para um Planejamento de Vida e Carreira com alinhamento de metas pessoais e profissionais. Vida e Carreira como Dimensões Integradas e Interdependentes. O Conceito do Coaching e sua utilização no Planejamento de Carreira. A importância do Autoconhecimento para o alcance da realização pessoal e de uma Carreira sustentável. Planejamento Estratégico Pessoal e definição de objetivos de carreira. A importância da Gestão do Plano de Vida e Carreira. Roteiro para Construção do Plano de Vida e Carreira na Prática.

– HABILIDADES INTERPESSOAIS E ORATÓRIA;
Ementa: Como estruturar uma apresentação para atrair o interesse do público. Como fazer apresentações de alto impacto em um curto espaço de tempo. Como argumentar de forma eficaz para públicos heterogêneos. Como iniciar, conduzir e finalizar uma apresentação. Técnicas de Oratória: trabalhar aspectos da Oratória e da comunicação – voz, gesticulação, movimentação e outras expressões não verbais.

– ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES;
Ementa: Valores e ética empresarial. Indicadores e avaliação. Instrumentos de responsabilidade social. Código de ética. Responsabilidade social empresarial e indicadores. Gestão dos sistemas de responsabilidade social. Implementação da responsabilidade social.

– METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR;
Ementa: Estudo dos saberes, da identidade e da práxis docente dentro do contexto universitário. Reflexão Crítica sobre o significado da Educação, sobre os fundamentos da ação educativa e suas repercussões na definição de ensino e de aprendizagem. Análise do caráter educativo da docência e do compromisso do professor com a explicitação de uma proposta pedagógica. Estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora.

– METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA;
Ementa: A pesquisa como produtora do conhecimento e como instrumento de intervenção. O processo de Pesquisa. A classificação das pesquisas. O problema de pesquisa. Elaboração de Hipótese. O projeto de pesquisa. Leitura de textos. Redação dos textos científicos. Fichamento, resumo, resenha. Artigo. Regra. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. Regras básicas ABNT.

– TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC.
O trabalho interdisciplinar final do curso de Pós-graduação, é a avaliação final do estudantes, que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação educacional. Apresentação individual da monografia, para a banca examinadora.