Coordenação Geral: Prof. Yeo Jin Kim – (11) 99977-3350
Coordenação de Curso: Profa. Joyce Martins – (11) 97461-4356
Coordenação Acadêmica: Prof. Áttilla Torres – (71) 99964-9929
Secretaria Acadêmica: (71) 3178-0002 / 98820-3050

Curso presencial, Pós-Graduação em nível de especialização, Lato Sensu, 360 horas, 12 meses.
O certificado de conclusão deste Curso de Especialização, será emitido por instituição de ensino superior Credenciada, Autorizada e Reconhecida pelo MEC, conforme apresentado abaixo no cadastro do e-MEC:
Registro MEC e Portaria da criação do curso;
Registro MEC e Portaria da criação do curso;

O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO:
Pós-graduação é um modelo de ensino destinado às pessoas que concluíram a graduação (licenciatura, bacharelado e tecnólogo). O objetivo dos cursos de pós-graduação (especialização e aperfeiçoamento) é formar profissionais mais especializados em determinadas áreas de atuação, tanto no âmbito acadêmico, como profissional.

O QUE É CURSO DE EXTENSÃO:
Curso de Extensão é um modelo de ensino disponível também para às pessoas que não concluíram a graduação. O objetivo deste Curso Livre é capacitar e formar profissionais em determinadas áreas de atuação, em âmbito profissional.

DOCUMENTOS

  • PÓS-GRADUAÇÃO
    – Xerox do diploma (cópia autenticada);
    – Xerox do histórico da graduação ou tecnólogo (cópia autenticada);
    – Xerox do RG e CPF (cópia);
    – Xerox do comprovante de residência (cópia);
    – Uma foto 3×4.
  • EXTENSÃO
    – Xerox do histórico escolar do ensino médio (cópia autenticada);
    – Xerox do RG e CPF e/ou CNH (cópia);
    – Xerox do comprovante de residência (cópia);
    – Uma foto 3×4.

GESTÃO DE SEGURANÇA, LUTAS E ARTES MARCIAIS

– ASPECTOS PEDAGÓGICOS DAS ARTES MARCIAIS
Ementa: Estratégias pedagógicas para o processo de ensino-aprendizagem de Lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate, história e evolução básica, normas, espaços, materiais que podem ser utilizados, fundamentos técnicos e táticos. Necessidades especiais, inclusão e as lutas como meio para o processo de ensino-aprendizagem.

– ASPECTOS FILOSÓFICOS E AS DIVERSIDADES CULTURAIS DO ORIENTE
Ementa: Princípios Filosóficos e culturais das artes marciais e lutas, visão ocidental e oriental.

– AVALIAÇÃO E MEDIDAS EM LUTAS E ARTES MARCIAIS
Ementa: Bases para a construção do processo de avaliação em lutas e artes marciais. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. Avaliação processo e produto. Medidas e técnicas de avaliação física.

– ORGANIZAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS
Ementa: Técnicas de elaboração, administração e avaliação de projetos no segmento esportivo. Políticas, programas e projetos na área de esportes. Organização de eventos esportivos. Comercialização de eventos esportivos.

– TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS NO SEGMENTO ESPORTIVO E CAPTAÇÃO DE RECURSOS E PATROCÍNIO
Ementa: Definições e conceitos básicos. Principais características e “alvos” em projetos. Projeto versus ações de melhoria. Planejamento em projetos. Complexidade e incerteza. Ciclo de vida e fases. Gerenciamento de projetos: as nove áreas de conhecimentos relevantes (visão PMI). Seleção de projetos: conceitos e métodos. Fatores de sucesso e insucesso em projetos. Atribuições e habilidades do gerente de projetos e da equipe. Elaboração de projetos: conceitos e aspectos básicos. Ferramentas básicas para elaboração, formatação e captação de patrocínio, além, do acompanhamento de projetos e submissão as leis de incentivos esportivos.

– ADMINISTRAÇÃO DE ENTIDADES ESPORTIVAS E MARKETING ESPORTIVO
Ementa: Introduzir os participantes em um plano mais avançado de planejamento e administração, alargando seus horizontes de análise e tentando demonstrar a metodologia adotada em muitas empresas, onde o processo de definição dos objetivos deixou de ser empírico ou intuitivo para tornar-se sistemático e parte da rotina dos seus executivos. Conceituação e Gestão do Marketing Esportivo, Marketing de Produtos e serviços. Consumidor esportivo. Licenciamento e Patrocínio. Pesquisa em Marketing Esportivo e Marca.

– PLANEJAMENTO DE CARREIRA – METODOLOGIA COACHING
Ementa: Conceitos Chaves de Carreira. Ideias Centrais para um Planejamento de Vida e Carreira com alinhamento de metas pessoais e profissionais. Vida e Carreira como Dimensões Integradas e Interdependentes. O Conceito do Coaching e sua utilização no Planejamento de Carreira. A importância do Autoconhecimento para o alcance da realização pessoal e de uma Carreira sustentável. Planejamento Estratégico Pessoal e definição de objetivos de carreira. A importância da Gestão do Plano de Vida e Carreira. Roteiro para Construção do Plano de Vida e Carreira na Prática.

– METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR E CIENTÍFICA
Ementa: Estudo dos saberes, da identidade e da práxis docente dentro do contexto universitário. Reflexão Crítica sobre o significado da Educação, sobre os fundamentos da ação educativa e suas repercussões na definição de ensino e de aprendizagem. Análise do caráter educativo da docência e do compromisso do professor com a explicitação de uma proposta pedagógica. Estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora.
A pesquisa como produtora do conhecimento e como instrumento de intervenção. O processo de Pesquisa. A classificação das pesquisas. O problema de pesquisa. Elaboração de Hipótese. O projeto de pesquisa. Leitura de textos. Redação dos textos científicos. Fichamento, resumo, resenha. Artigo. Regra. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. Regras básicas ABNT.

– GESTÃO DE SEGURANÇA
Ementa: Gerenciando a Segurança. Sistema de Gestão de Segurança: Requisitos Gerais, Política, Planejamento, Implementação e Operação, Verificação, e Análise Crítica pela Direção. Normas de Gestão de Segurança.

– DEFESA PESSOAL
Ementa: Identificar emergência, evento crítico e crise. Desenvolver conhecimentos sobre táticas e técnicas iniciais na tomada das primeiras providências frente a um evento crítico ou uma crise.

– EDUCAÇÃO EM SEGURANÇA NO TRABALHO
Ementa: Estudo, análise, pesquisa e organização de pressupostos teórico-práticos voltados aos processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da formação didático-metodológica, na racionalidade comunicativa, argumentativa. Constituição de intervenções educativas contingenciais.

– DIREITOS HUMANOS
Ementa: Cultura como expressão dos diferentes grupos humanos. Igualdade, diversidade e diferença. Diversidade étnico-racial brasileira com ênfase nas histórias e culturas dos povos indígenas e afro-brasileiros. Abordagens metodológicas e históricas para a educação dos alunos com necessidades especiais. Políticas públicas de inclusão.