Coordenação: Prof. Áttilla Torres
Curso presencial, Pós-Graduação em nível de especialização, Lato Sensu, 360 horas, 15 meses.
As aulas serão realizadas em um final de semana por mês, Sábado de 8:00 as 17:00 (uma hora de almoço) e Domingo de 8:00 as 12:00. As 10:00 e 15:00 hs tem um intervalo, onde serviremos um Coffee break.
As aulas poderão ser realizadas em três POLOS. Salvador: Pituba e Comércio. Lauro de Freitas: Vilas do Atlântico. De acordo com a demanda!

O certificado de conclusão deste Curso de Especialização, será emitido por instituição de ensino superior Credenciada, Autorizada e Reconhecida pelo MEC, conforme apresentado abaixo no cadastro do e-MEC:
Registro MEC e Portaria da criação do curso;
Registro MEC e Portaria da criação do curso;

O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO:
Pós-graduação é um modelo de ensino destinado às pessoas que concluíram a graduação (licenciatura, bacharelado e tecnólogo). O objetivo dos cursos de pós-graduação (especialização e aperfeiçoamento) é formar profissionais mais especializados em determinadas áreas de atuação, tanto no âmbito acadêmico, como profissional.


GESTÃO DE PESSOAS

– LUDICIDADE NAS ORGANIZAÇÕES;
Ementa: O mundo atual do trabalho, a ludicidade e a criatividade: contribuições. O lúdico-criativo nas diversas áreas. Atuação de profissionais lúdico-criativos no mercado de trabalho. Experiências inovadoras.

– SELEÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS;
Ementa: Recrutamento de Pessoas, Seleção de Pessoas, Estratégias de decisão para seleção. Análise de cargo, Empregabilidade. Mercado de Recursos Humanos. Sistema de administração de Recursos Humanos. A organização como um conjunto integrado de competências. Subsistema de desenvolvimento de Recursos Humanos. Aprendizagem. A evolução do processo de treinamento e desenvolvimento.

– ATRAÇÃO E RETENÇÃO DE TALENTOS;
Ementa: Aborda os processos de agregação de pessoas ao seu convívio cotidiano, estímulo e recompensa em função das posições ocupadas, tempo na organização e desempenho alcançado. Trata também dos processos de manutenção e encarreiramento das pessoas na organização.

– GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS;
Ementa: Visão estratégica da administração de recursos humanos. A função estratégica da área de RH atrelada aos negócios e as funções e perfil do gestor de RH contemporâneo. Planejamento de RH. Ferramentas para o planejamento estratégico de RH.

– GESTÃO DE BENEFÍCIOS, SALÁRIOS E REMUNERAÇÃO;
Ementa: Gestão de Salário e Remuneração. Origens dos benefícios sociais. Pacote de benefícios sociais e serviços. Seguro de vida e de acidentes pessoais.

– RELAÇÃO DE TRABALHO E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA;
Ementa: Contrato individual de trabalho e normas protecionistas na legislação trabalhista. Rotinas trabalhistas no gerenciamento de Recursos Humanos. Organização sindical, negociações e normas coletivas. Métodos de solução de conflitos nas relações de trabalho.

– NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS;
Ementa: Administração De Conflitos: Tipos De Conflitos; Poder; Como Resolver Os Conflitos; Como Gerenciar Conflitos Entre Duas Pessoas; Conflito E Negociação Nas Organizações; Condições Que Estimulam O Conflito; Estágios De Um Conflito; Efeitos De Conflito; Quando A Comunicação Contribui Para O Conflito; Equipe De Intervenção; Etapas No Processo De Intervenção; Visão Positiva Do Conflito; Diferenças Em Termos De Informações E Percepções; Conflitos Interpessoais Nas Organizações; Consequências Do Conflito; Como Administrar; Negociação E Poder De Barganha Nas Decisões Em Grupo; Conceito De Negociação.

– PLANEJAMENTO DE CARREIRA – METODOLOGIA COACHING;
Ementa: Conceitos Chaves de Carreira. Ideias Centrais para um Planejamento de Vida e Carreira com alinhamento de metas pessoais e profissionais. Vida e Carreira como Dimensões Integradas e Interdependentes. O Conceito do Coaching e sua utilização no Planejamento de Carreira. A importância do Autoconhecimento para o alcance da realização pessoal e de uma Carreira sustentável. Planejamento Estratégico Pessoal e definição de objetivos de carreira. A importância da Gestão do Plano de Vida e Carreira. Roteiro para Construção do Plano de Vida e Carreira na Prática.

– EMPREENDEDORISMO, LIDERANÇA, DESENVOLVIMENTO, MOTIVAÇÃO E GESTÃO DO DESEMPENHO;
Ementa: Os fundamentos do Empreendedorismo, tipos e etapas de desenvolvimento; o espírito empreendedor, principais características e atitudes; como ele se desenvolve individual e coletivamente nas organizações; cases de sucesso e fracasso, dentro de um contexto de forte competitividade e incertezas dos mercados. Indivíduos e grupos; Elementos Clássicos; Percepção e atitude; Processo de comunicação; Inovação e criatividade; Trabalho em equipe; Motivação Humana no Trabalho; Processos motivacionais; Avaliação de potenciais e desempenho; O contexto da liderança; Estilos de liderança; Desenvolvimento de competências do líder.

– HABILIDADES INTERPESSOAIS E ORATÓRIA;
Ementa: Como estruturar uma apresentação para atrair o interesse do público. Como fazer apresentações de alto impacto em um curto espaço de tempo. Como argumentar de forma eficaz para públicos heterogêneos. Como iniciar, conduzir e finalizar uma apresentação. Técnicas de Oratória: trabalhar aspectos da Oratória e da comunicação – voz, gesticulação, movimentação e outras expressões não verbais.

– GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS;
Ementa: Fundamentos da gestão estratégica de pessoas. Dimensões do ambiente de gestão de pessoas: negócios, trabalho, cultura e clima organizacional. Modelo estratégico. Avaliação da gestão estratégica de pessoas: indicadores operacionais, financeiros, empresariais e BSC.

– ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES;
Ementa: Valores e ética empresarial. Indicadores e avaliação. Instrumentos de responsabilidade social. Código de ética. Responsabilidade social empresarial e indicadores. Gestão dos sistemas de responsabilidade social. Implementação da responsabilidade social.

– METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR;
Ementa: Estudo dos saberes, da identidade e da práxis docente dentro do contexto universitário. Reflexão Crítica sobre o significado da Educação, sobre os fundamentos da ação educativa e suas repercussões na definição de ensino e de aprendizagem. Análise do caráter educativo da docência e do compromisso do professor com a explicitação de uma proposta pedagógica. Estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora.

– METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA;
Ementa: A pesquisa como produtora do conhecimento e como instrumento de intervenção. O processo de Pesquisa. A classificação das pesquisas. O problema de pesquisa. Elaboração de Hipótese. O projeto de pesquisa. Leitura de textos. Redação dos textos científicos. Fichamento, resumo, resenha. Artigo. Regra. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. Regras básicas ABNT.

– TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC.
O trabalho interdisciplinar final do curso de Pós-graduação, é a avaliação final do estudante, que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação educacional. Apresentação individual da monografia, para a banca examinadora.