Coordenação: Prof. Áttilla Torres
Curso presencial, Pós-Graduação em nível de especialização, Lato Sensu, 360 horas, 15 meses.
As aulas serão realizadas em um final de semana por mês, Sábado de 8:00 as 17:00 (uma hora de almoço) e Domingo de 8:00 as 12:00. As 10:00 e 15:00 hs tem um intervalo, onde serviremos um Coffee break.
As aulas poderão ser realizadas em três POLOS. Salvador: Pituba e Comércio. Lauro de Freitas: Vilas do Atlântico. De acordo com a demanda!

O certificado de conclusão deste Curso de Especialização, será emitido por instituição de ensino superior Credenciada, Autorizada e Reconhecida pelo MEC, conforme apresentado abaixo no cadastro do e-MEC:
Registro MEC e Portaria da criação do curso;
Registro MEC e Portaria da criação do curso;
Registro MEC e Portaria da criação do curso;

O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO:
Pós-graduação é um modelo de ensino destinado às pessoas que concluíram a graduação (licenciatura, bacharelado e tecnólogo). O objetivo dos cursos de pós-graduação (especialização e aperfeiçoamento) é formar profissionais mais especializados em determinadas áreas de atuação, tanto no âmbito acadêmico, como profissional.


GESTÃO COMERCIAL

– GESTÃO DE FRANQUIAS;
Ementa: Comportamentos empreendedores. Os desafios da mudança. Estudo de franquias. Direitos e deveres dos franquiados e franquias. Planejamento – estudo de mercado das oportunidades de franquia. Gestão de franquias. Administração de franquias. Comunicação e vendas em franquias. Marketing de relacionamento em franquias.

– GESTÃO DE VENDAS, ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO E FECHAMENTO;
Ementa: Gestão estratégica de vendas. Conhecendo o cliente. Abordagem e definição da venda. Definição de metas e análise dos resultados. Aspectos comportamentais dos vendedores. Avaliação dos vendedores. Desenvolvimento do Plano Estratégico de Vendas. Pós-venda. As técnicas modernas de vendas. Prospecção e produtividade em vendas. Estratégias de persuasão. Vendas coorporativas para as empresas. Venda consultiva.

– REDAÇÃO COMERCIAL;
Ementa: Questões de gramática básica. Novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa. Coesão e coerência textuais. Construção de frases e parágrafos. Organização de textos pequenos, médios e grandes. Redação de e-mails corporativos e Comerciais. Peculiaridades da redação Comercial.

– TECNOLOGIAS, E- COMMERCE E REDES SOCIAIS;
Ementa: Panorama Internacional. Evolução do e-commerce no Brasil. Conceitos básicos. Perfil do profissional de e-commerce. Análise de setores. Cenários. Iniciação em Plataformas Digitais. Visão geral das redes sociais no Brasil e no Mundo. Busca de consumidores através das redes. Relacionamento com o consumidor através das redes sociais. Planejamento e atuação nas redes sociais. Geração de conteúdo relevante. Engajamento com a marca. Canais e perfis em redes sociais: Youtube, Instagram, Facebook, Whatsapp, Pinterest, e outros.

– RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA COMERCIAL;
Ementa: Recrutamento de Pessoas, Seleção de Pessoas, Estratégias de decisão para seleção. Análise de cargo, Empregabilidade. Aprendizagem. A evolução do processo de treinamento e desenvolvimento.

– DIREITO COMERCIAL E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR;
Ementa: Direitos Fundamentais na atualidade. Direitos e interesses transindivuais. Sociedade de consumo. Elementos da Relação Jurídica de Consumo. Princípios no Código de Defesa do Consumidor. Direitos básicos dos consumidores. Os conceitos de satisfação do consumidor no pensamento de marketing; As principais teorias que orientam a pesquisa e a classificação do comportamento do consumidor; As diferenças entre o comportamento do consumidor de serviços e de produtos; O comportamento do consumidor de serviços organizacionais; O comportamento do consumidor final de serviços; Vendas, pós-vendas e comportamento do consumidor de serviços; Comportamento do consumidor de serviços ofertados pela internet.

– MARKETING DIRETO, TELEMARKETING E PROSPECÇÃO DE CLIENTES;
Ementa: Call Centers, o que são , sua importância , como dimensionar e avaliar um Call Center. A operacionalização e as principais funções desempenhadas por um Call Center. Marketing Direto: características e vantagens, desenvolvimento da oferta e identificação de clientes. Formas de marketing direto: mala direta, marketing por catálogo, telemarketing, compras eletrônicas (televisão, Internet etc.). O Telemarketing como ferramenta: ativo e receptivo, terceirizado ou não.

– EMPREENDEDORISMO, LIDERANÇA, DESENVOLVIMENTO, MOTIVAÇÃO E GESTÃO DO DESEMPENHO;
Ementa: Os fundamentos do Empreendedorismo, tipos e etapas de desenvolvimento; o espírito empreendedor, principais características e atitudes; como ele se desenvolve individual e coletivamente nas organizações; cases de sucesso e fracasso, dentro de um contexto de forte competitividade e incertezas dos mercados. Indivíduos e grupos; Elementos Clássicos; Percepção e atitude; Processo de comunicação; Inovação e criatividade; Trabalho em equipe; Motivação Humana no Trabalho; Processos motivacionais; Avaliação de potenciais e desempenho; O contexto da liderança; Estilos de liderança; Desenvolvimento de competências do líder.

– HABILIDADES INTERPESSOAIS E ORATÓRIA;
Ementa: Como estruturar uma apresentação para atrair o interesse do público. Como fazer apresentações de alto impacto em um curto espaço de tempo. Como argumentar de forma eficaz para públicos heterogêneos. Como iniciar, conduzir e finalizar uma apresentação. Técnicas de Oratória: trabalhar aspectos da Oratória e da comunicação – voz, gesticulação, movimentação e outras expressões não verbais.

– GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS;
Ementa: Fundamentos da gestão estratégica de pessoas. Dimensões do ambiente de gestão de pessoas: negócios, trabalho, cultura e clima organizacional. Modelo estratégico. Avaliação da gestão estratégica de pessoas: indicadores operacionais, financeiros, empresariais e BSC.

– ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES;
Ementa: Valores e ética empresarial. Indicadores e avaliação. Instrumentos de responsabilidade social. Código de ética. Responsabilidade social empresarial e indicadores. Gestão dos sistemas de responsabilidade social. Implementação da responsabilidade social.

– PLANEJAMENTO DE CARREIRA – METODOLOGIA COACHING;
Ementa: Conceitos Chaves de Carreira. Ideias Centrais para um Planejamento de Vida e Carreira com alinhamento de metas pessoais e profissionais. Vida e Carreira como Dimensões Integradas e Interdependentes. O Conceito do Coaching e sua utilização no Planejamento de Carreira. A importância do Autoconhecimento para o alcance da realização pessoal e de uma Carreira sustentável. Planejamento Estratégico Pessoal e definição de objetivos de carreira. A importância da Gestão do Plano de Vida e Carreira. Roteiro para Construção do Plano de Vida e Carreira na Prática.

– METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR;
Ementa: Estudo dos saberes, da identidade e da práxis docente dentro do contexto universitário. Reflexão Crítica sobre o significado da Educação, sobre os fundamentos da ação educativa e suas repercussões na definição de ensino e de aprendizagem. Análise do caráter educativo da docência e do compromisso do professor com a explicitação de uma proposta pedagógica. Estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora.

– METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA;
Ementa: A pesquisa como produtora do conhecimento e como instrumento de intervenção. O processo de Pesquisa. A classificação das pesquisas. O problema de pesquisa. Elaboração de Hipótese. O projeto de pesquisa. Leitura de textos. Redação dos textos científicos. Fichamento, resumo, resenha. Artigo. Regra. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. Regras básicas ABNT.

– TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC.
O trabalho interdisciplinar final do curso de Pós-graduação, é a avaliação final do estudantes, que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação educacional. Apresentação individual da monografia, para a banca examinadora.