Curso de Pós-Graduação em nível de especialização, Lato Sensu, 360 horas, até 15 meses.
O certificado de conclusão será emitido conforme apresentado abaixo no cadastro do MEC:
Registro MEC e Portaria da criação do curso;
Registro MEC e Portaria da criação do curso;


CIÊNCIAS PEDAGÓGICAS APLICADA
A
LUTAS E ARTES MARCIAIS

– ASPECTOS PEDAGÓGICOS DAS ARTES MARCIAIS
Ementa: Estratégias pedagógicas para o processo de ensino-aprendizagem de Lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate, história e evolução básica, normas, espaços, materiais que podem ser utilizados, fundamentos técnicos e táticos. Necessidades especiais, inclusão e as lutas como meio para o processo de ensino-aprendizagem.

– ASPECTOS FILOSÓFICOS E AS DIVERSIDADES CULTURAIS DO ORIENTE
Ementa: Princípios Filosóficos e culturais das artes marciais e lutas, visão ocidental e oriental.

– AVALIAÇÃO E MEDIDAS EM LUTAS E ARTES MARCIAIS
Ementa: Bases para a construção do processo de avaliação em lutas e artes marciais. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. Avaliação processo e produto. Medidas e técnicas de avaliação física.

– TÉCNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E APLICABILIDADE NAS AULAS
Ementa: Paradigmas e concepções educativas na inserção das Tecnologias da Informação (TICs) nos esportes de
lutas e esporte educacional: estudo, análise e aplicação. Normas e regulamentações das TICs no esporte educacional.
Programas e Projetos de Formação de alunos nas lutas de forma remota e EAD. 

– PERSONAL FIGHTER – MEIOS E MÉTODOS DE TREINAMENTO
Ementa: Aspectos específicos das áreas do treinamento especializado e da saúde, visando sua aplicabilidade nos
diversos campos de atuação profissional de artes marciais e lutas, com um olhar a partir da interpretação das
avaliações física e clínica dos atletas e alunos.

– ADMINISTRAÇÃO DE ENTIDADES ESPORTIVAS E MARKETING ESPORTIVO
Ementa: Introduzir os participantes em um plano mais avançado de planejamento e administração, alargando seus horizontes de análise e tentando demonstrar a metodologia adotada em muitas empresas, onde o processo de definição dos objetivos deixou de ser empírico ou intuitivo para tornar-se sistemático e parte da rotina dos seus executivos. Conceituação e Gestão do Marketing Esportivo, Marketing de Produtos e serviços. Consumidor esportivo. Licenciamento e Patrocínio. Pesquisa em Marketing Esportivo e Marca.

– PLANEJAMENTO DE CARREIRA – METODOLOGIA COACHING
Ementa: Conceitos Chaves de Carreira. Ideias Centrais para um Planejamento de Vida e Carreira com alinhamento de metas pessoais e profissionais. Vida e Carreira como Dimensões Integradas e Interdependentes. O Conceito do Coaching e sua utilização no Planejamento de Carreira. A importância do Autoconhecimento para o alcance da realização pessoal e de uma Carreira sustentável. Planejamento Estratégico Pessoal e definição de objetivos de carreira. A importância da Gestão do Plano de Vida e Carreira. Roteiro para Construção do Plano de Vida e Carreira na Prática.

– METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR E DA PESQUISA CIENTÍFICA
Ementa: Estudo dos saberes, da identidade e da práxis docente dentro do contexto universitário. Reflexão Crítica sobre o significado da Educação, sobre os fundamentos da ação educativa e suas repercussões na definição de ensino e de aprendizagem. Análise do caráter educativo da docência e do compromisso do professor com a explicitação de uma proposta pedagógica. Estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora.
A pesquisa como produtora do conhecimento e como instrumento de intervenção. O processo de Pesquisa. A classificação das pesquisas. O problema de pesquisa. Elaboração de Hipótese. O projeto de pesquisa. Leitura de textos. Redação dos textos científicos. Fichamento, resumo, resenha. Artigo. Regra. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. Regras básicas ABNT.

– ASPECTOS PSICOLOGICOS DENTRO DAS LUTAS E ARTES MARCIAIS
Ementa: Introdução ao estudo da Psicologia: Analise das variáveis que facilitam e dificultam o processo de ensino e
a aprendizagem nos diversos contextos em que o fenômeno ocorre, seja formal ou informal. Destaca as relações da
aprendizagem com memória, estilos cognitivos, linguagem, pensamento, motivação, emoção e suas reações com as
lutas e artes marciais. A psicologia dentro das lutas face às relações humanas; a competência interpessoal; estilos
interpessoais; comunicação interpessoal; relações étnico-raciais no comportamento do desempenho humano. 

– FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO ESPORTIVA APLICADA A LUTAS
Ementa: Aspectos nutricionais dos micronutrientes e macronutrientes. Consumo energético durante o repouso e
atividade física e alimentação correspondente. Composição corporal, equilíbrio energético e controle de peso.
Hidratação e desempenho físico. Metabolismo protéico e reposição de aminoácidos. Suplementos e complementos
nutricionais e a saúde do atleta: riscos e benefícios. Distúrbios Alimentares em Atletas.

– PSICOMOTRICIDADE NAS LUTAS E ARTES MARCIAIS
Ementa: O trabalho psicomotor e suas áreas de atuação. Os fundamentos teórico-práticos de procedimentos
mediadores e integradores psicomotores entre o agir, o sentir e o pensar no desenvolvimento infantil e, da
ludicidade, como veículo da expressividade, afetividade e imaginação, possibilitadora de vínculos constantes de
conhecimento e de identidade. 

– ESPORTES DE LUTAS E ARTES MARCIAIS PARADESPORTIVAS
Ementa: Fundamentos introdutório das deficiências no contexto educacional, esportivo e profissional. Características
das deficiências mais presentes nos ambientes das lutas e Artes Marciais. As características motoras, cognitivas,
psicossocial e afetivas das pessoas com deficiência e as adequações metodológicas para a aplicação de atividades
físicas inclusivas e especiais, além de esportes de combate.