Curso de Pós-Graduação em nível de especialização, Lato Sensu, 360 horas, 12 meses.
O certificado de conclusão será emitido conforme apresentado abaixo na autorização do MEC:

PRESENCIAL
Registro MEC e Portaria da criação do curso;
Registro MEC e Portaria da criação do curso;

ENSINO A DISTÂNCIA – EAD
Registro MEC e Portaria da criação do curso;


PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIA E DIDÁTICA
DO ENSINO DO TAEKWONDO

– ASPECTOS PEDAGÓGICOS, FILOSÓFICOS DAS ARTES MARCIAIS E AS DIVERSIDADES CULTURAIS DO ORIENTE;
Ementa: Estratégias pedagógicas para o processo de ensino-aprendizagem de Lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate, história e evolução básica, normas, espaços, materiais que podem ser utilizados, fundamentos técnicos e táticos. Necessidades especiais, inclusão e as lutas como meio para o processo de ensino-aprendizagem.
Princípios Filosóficos e culturais das artes marciais e lutas, visão ocidental e oriental.

– HISTÓRIA DO TAEKWONDO E SUAS PRÁTICAS;
Ementa: Origem, Evolução, Estilos, Histórico, Fundamentos, Rituais, Principais Mestres e Introdutores, Eventos Internacionais, Arte Marcial na Escola, Universidade, Metodologia, Importância Pedagógica, Métodos de Treinamento, Qualidades Físicas, Aspectos Culturais.

– CAPTAÇÃO DE RECURSOS E PATROCÍNIO;
Ementa: Formatação do projeto comercial; identificação de fontes potenciais de recursos; conceituação de patrocínio, permutas e apoio; etapas do processo de comercialização/ estudo das leis de incentivo fiscal.

– TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS NO SEGMENTO ESPORTIVO;
Ementa: Definições e conceitos básicos. Principais características e “alvos” em projetos. Projeto versus ações de melhoria. Planejamento em projetos. Complexidade e incerteza. Ciclo de vida e fases. Gerenciamento de projetos: as nove áreas de conhecimentos relevantes (visão PMI). Seleção de projetos: conceitos e métodos. Fatores de sucesso e insucesso em projetos. Atribuições e habilidades do gerente de projetos e da equipe. Elaboração de projetos: conceitos e aspectos básicos. Ferramentas básicas para elaboração e acompanhamento de projetos.

– ORGANIZAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS;
Ementa: Técnicas de elaboração, administração e avaliação de projetos no segmento esportivo. Políticas, programas e projetos na área de esportes. Organização de eventos esportivos. Comercialização de eventos esportivos.

– MARKETING ESPORTIVO;
Ementa: Conceituação. Gestão do Marketing Esportivo. Marketing de Produtos e serviços. Consumidor esportivo. Licenciamento. Patrocínio. Pesquisa em Marketing Esportivo. Marca.

– ADMINISTRAÇÃO DE ENTIDADES ESPORTIVAS;
Ementa: Introduzir os participantes em um plano mais avançado de planejamento e administração, alargando seus horizontes de análise e tentando demonstrar a metodologia adotada em muitas empresas, onde o processo de definição dos objetivos deixou de ser empírico ou intuitivo para tornar-se sistemático e parte da rotina dos seus executivos.

– BASES CIENTÍFICAS DO TREINO DE FLEXIBILIDADE;
Ementa: Micro-organização do tecido muscular e conjuntivo. Propriedades mecânicas dos biomateriais sobre estresse de alongamento. Organização de uma sessão de treinamento de flexibilidade. Influencia da flexibilidade do desempenho esportivo. Parte prática: flexibilidade na sessão de treinamento.

– ESPORTES DE LUTAS E ARTES MARCIAIS PARADESPORTIVAS;
Ementa: Fundamentos introdutório das deficiências no contexto educacional, esportivo e profissional. Características
das deficiências mais presentes nos ambientes das lutas e Artes Marciais. As características motoras, cognitivas,
psicossocial e afetivas das pessoas com deficiência e as adequações metodológicas para a aplicação de atividades
físicas inclusivas e especiais, além de esportes de combate.

– EMPREENDEDORISMO, LIDERANÇA, DESENVOLVIMENTO, MOTIVAÇÃO E GESTÃO DO DESEMPENHO;
Ementa: Os fundamentos do Empreendedorismo, tipos e etapas de desenvolvimento; o espírito empreendedor, principais características e atitudes; como ele se desenvolve individual e coletivamente nas organizações; cases de sucesso e fracasso, dentro de um contexto de forte competitividade e incertezas dos mercados. Indivíduos e grupos; Elementos Clássicos; Percepção e atitude; Processo de comunicação; Inovação e criatividade; Trabalho em equipe; Motivação Humana no Trabalho; Processos motivacionais; Avaliação de potenciais e desempenho; O contexto da liderança; Estilos de liderança; Desenvolvimento de competências do líder.

– METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR E DA PESQUISA CIENTÍFICA;
Estudo dos saberes, da identidade e da práxis docente dentro do contexto universitário. Reflexão Crítica sobre o significado da Educação, sobre os fundamentos da ação educativa e suas repercussões na definição de ensino e de aprendizagem. Análise do caráter educativo da docência e do compromisso do professor com a explicitação de uma proposta pedagógica. Estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora.

A pesquisa como produtora do conhecimento e como instrumento de intervenção. O processo de Pesquisa. A classificação das pesquisas. O problema de pesquisa. Elaboração de Hipótese. O projeto de pesquisa. Leitura de textos. Redação dos textos científicos. Fichamento, resumo, resenha. Artigo. Regra. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. Regras básicas ABNT.

– PLANEJAMENTO DE CARREIRA – METODOLOGIA COACHING;
Ementa: Conceitos Chaves de Carreira. Ideias Centrais para um Planejamento de Vida e Carreira com alinhamento de metas pessoais e profissionais. Vida e Carreira como Dimensões Integradas e Interdependentes. O Conceito do Coaching e sua utilização no Planejamento de Carreira. A importância do Autoconhecimento para o alcance da realização pessoal e de uma Carreira sustentável. Planejamento Estratégico Pessoal e definição de objetivos de carreira. A importância da Gestão do Plano de Vida e Carreira. Roteiro para Construção do Plano de Vida e Carreira na Prática.