Coordenação: Prof. Áttilla Torres
Curso presencial, Pós-Graduação em nível de especialização, Lato Sensu, 360 horas, 15 meses.
As aulas serão realizadas em um final de semana por mês, Sábado de 8:00 as 17:00 (uma hora de almoço) e Domingo de 8:00 as 12:00. As 10:00 e 15:00 hs tem um intervalo, onde serviremos um Coffee break.
As aulas poderão ser realizadas em três POLOS. Salvador: Pituba e Comércio. Lauro de Freitas: Vilas do Atlântico. De acordo com a demanda!

O certificado de conclusão deste Curso de Especialização, será emitido por instituição de ensino superior Credenciada, Autorizada e Reconhecida pelo MEC, conforme apresentado abaixo no cadastro do e-MEC:
Registro MEC e Portaria da criação do curso;
Registro MEC e Portaria da criação do curso;

O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO:
Pós-graduação é um modelo de ensino destinado às pessoas que concluíram a graduação (licenciatura, bacharelado e tecnólogo). O objetivo dos cursos de pós-graduação (especialização e aperfeiçoamento) é formar profissionais mais especializados em determinadas áreas de atuação, tanto no âmbito acadêmico, como profissional.


ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA E DIDÁTICA
DAS ARTES MARCIAIS, 
ESPORTES DE COMBATE E LUTAS

– ASPECTOS PEDAGÓGICOS DAS ARTES MARCIAIS;
Ementa: Estratégias pedagógicas para o processo de ensino-aprendizagem de Lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate, história e evolução básica, normas, espaços, materiais que podem ser utilizados, fundamentos técnicos e táticos. Necessidades especiais, inclusão e as lutas como meio para o processo de ensino-aprendizagem.

– ASPECTOS FILOSÓFICOS E AS DIVERSIDADES CULTURAIS DO ORIENTE;
Ementa: Princípios Filosóficos e culturais das artes marciais e lutas, visão ocidental e oriental.

– BIOENERGÉTICA E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO;
Ementa: Equilíbrios químicos e princípios termodinâmicos. Bioenergética das Vias Metabólicas Cinética enzimática e metabolismo. Fluxos por vias metabólicas. Catabolismo: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. Metabolismo de carboidratos, lípides e aminoácidos. Metabolismo do glicogênio. Metabolismo de ácidos Integração metabólica e importância da dependência inter-tecidual de fluxos metabólicos. Funções e adaptações dos principais sistemas fisiológicos envolvidos no estresse da atividade física e do treinamento sistemático. Noções de bioenergética no repouso e exercício. Determinação do consumo máximo de oxigênio, aplicabilidade do limiar de anaerobiose e compensação respiratória e noções de elaboração de treinamento adequado. Gerenciamento do metabolismo de combustíveis durante o exercício. Metabolismo no exercício físico moderado e intenso de curta e longa duração. Metabolismo do exercício físico em homens e mulheres.

– MOVIMENTO HUMANO;
Ementa: Movimento Humano: Esta disciplina irá fornecer ao aluno subsídios teóricos atualizados no campo do controle do movimento humano que servem de fundamentos para a prática profissional. Visa também aprofundar o conhecimento teórico no campo do controle e coordenação do movimento. Pretende ressaltar as bases neurofisiológicas e mecânicas da organização do movimento humano, assim como os aspectos que caracterizam as desordens do movimento, da postura e do equilíbrio. Pretende, ainda, discutir as principais teorias do controle do movimento e da aprendizagem motora e suas implicações no contexto da reabilitação.

– BASES CIENTÍFICAS DO TREINO DE FLEXIBILIDADE;
Ementa: Micro-organização do tecido muscular e conjuntivo. Propriedades mecânicas dos biomateriais sobre estresse de alongamento. Organização de uma sessão de treinamento de flexibilidade. Influencia da flexibilidade do desempenho esportivo. Parte prática: flexibilidade na sessão de treinamento.

– ORGANIZAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS;
Ementa: Técnicas de elaboração, administração e avaliação de projetos no segmento esportivo. Políticas, programas e projetos na área de esportes. Organização de eventos esportivos. Comercialização de eventos esportivos.

– TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS NO SEGMENTO ESPORTIVO;
Ementa: Definições e conceitos básicos. Principais características e “alvos” em projetos. Projeto versus ações de melhoria. Planejamento em projetos. Complexidade e incerteza. Ciclo de vida e fases. Gerenciamento de projetos: as nove áreas de conhecimentos relevantes (visão PMI). Seleção de projetos: conceitos e métodos. Fatores de sucesso e insucesso em projetos. Atribuições e habilidades do gerente de projetos e da equipe. Elaboração de projetos: conceitos e aspectos básicos. Ferramentas básicas para elaboração e acompanhamento de projetos.

– CAPTAÇÃO DE RECURSOS E PATROCÍNIO;
Ementa: Formatação do projeto comercial; identificação de fontes potenciais de recursos; conceituação de patrocínio, permutas e apoio; etapas do processo de comercialização/ estudo das leis de incentivo fiscal.

– ANATOMIA FUNCIONAL E BIOMECÂNICA APLICADA;
Ementa: Esta disciplina compreende o estudo das estruturas anatômicas do corpo humano em relação aos aspectos biomecânicos das articulações e estruturas de suporte. O conteúdo está direcionado para a fundamentação da atuação clínica do fisioterapeuta. Analisa os tecidos biológicos submetidos a esforços produzidos pelo movimento humano. Analisa a postura estática e dinâmica (marcha) com metodologia própria. Análise das seqüências motoras simples e complexas do corpo humano. Análise biomecânica dos movimentos funcionais e do exercício.

– ADMINISTRAÇÃO DE ENTIDADES ESPORTIVAS;
Ementa: Introduzir os participantes em um plano mais avançado de planejamento e administração, alargando seus horizontes de análise e tentando demonstrar a metodologia adotada em muitas empresas, onde o processo de definição dos objetivos deixou de ser empírico ou intuitivo para tornar-se sistemático e parte da rotina dos seus executivos.

– MARKETING ESPORTIVO;
Ementa: Conceituação. Gestão do Marketing Esportivo. Marketing de Produtos e serviços. Consumidor esportivo. Licenciamento. Patrocínio. Pesquisa em Marketing Esportivo. Marca.

– PLANEJAMENTO DE CARREIRA – METODOLOGIA COACHING;
Ementa: Conceitos Chaves de Carreira. Ideias Centrais para um Planejamento de Vida e Carreira com alinhamento de metas pessoais e profissionais. Vida e Carreira como Dimensões Integradas e Interdependentes. O Conceito do Coaching e sua utilização no Planejamento de Carreira. A importância do Autoconhecimento para o alcance da realização pessoal e de uma Carreira sustentável. Planejamento Estratégico Pessoal e definição de objetivos de carreira. A importância da Gestão do Plano de Vida e Carreira. Roteiro para Construção do Plano de Vida e Carreira na Prática.

– METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA;
Ementa: A pesquisa como produtora do conhecimento e como instrumento de intervenção. O processo de Pesquisa. A classificação das pesquisas. O problema de pesquisa. Elaboração de Hipótese. O projeto de pesquisa. Leitura de textos. Redação dos textos científicos. Fichamento, resumo, resenha. Artigo. Regra. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. Regras básicas ABNT.

– METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR;
Ementa: Estudo dos saberes, da identidade e da práxis docente dentro do contexto universitário. Reflexão Crítica sobre o significado da Educação, sobre os fundamentos da ação educativa e suas repercussões na definição de ensino e de aprendizagem. Análise do caráter educativo da docência e do compromisso do professor com a explicitação de uma proposta pedagógica. Estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora.

– TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC.
O trabalho interdisciplinar final do curso de Pós-graduação, é a avaliação final do estudante, que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação educacional. Apresentação individual da monografia, para a banca examinadora.