Coordenação: Prof. Áttilla Torres
Curso presencial, Pós-Graduação em nível de especialização, Lato Sensu, 360 horas, 24 meses.
As aulas serão realizadas em um sábado por mês de 8:00 as 17:00 (uma hora de almoço). As 10:00 e 15:00 hs tem um intervalo, onde serviremos um Coffee break.
As aulas poderão ser realizadas em três POLOS. Salvador: Pituba e Comércio. Lauro de Freitas: Vilas do Atlântico. De acordo com a demanda!

O certificado de conclusão deste Curso de Especialização, será emitido por instituição de ensino superior Credenciada, Autorizada e Reconhecida pelo MEC, conforme apresentado abaixo no cadastro do e-MEC:
Registro MEC e Portaria da criação do curso;
Registro MEC e Portaria da criação do curso;

O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO:
Pós-graduação é um modelo de ensino destinado às pessoas que concluíram a graduação (licenciatura, bacharelado e tecnólogo). O objetivo dos cursos de pós-graduação (especialização e aperfeiçoamento) é formar profissionais mais especializados em determinadas áreas de atuação, tanto no âmbito acadêmico, como profissional.


TEOLOGIA

– PSICOLOGIA PASTORAL;
A interação entre os conhecimentos bíblicos e as recentes contribuições das ciências humanas, objetivam debater algumas proposições relativas a teologia, destacando sua dimensão teórica, bem como discutir questões advindas com as pressões da vida moderna, e suas implicações nos relacionamentos.

– ANTROPOLOGIA CULTURAL;
Temas centrais da Antropologia como: raças, cultura humana, costumes, invenções, artes, guerras, família, governo, religião, ciências. Análise contemporânea do homem sob seus aspectos sócio-culturais, abrangendo as distintas visões de mundo e da vida. O homem no contexto da cultura, da arte e da religião.

– HOMILÉTICA;
Conceitos e formas de conteúdo. Retórica, dialética e homilética: pontos comuns e contraposições. Figuras de retórica. A linguagem homilética: finalidade. O pegador. Fontes e tipos de pregação. Os meios de comunicação e a homilética. Falar em público. Querigma e meios de expressão. Homilética e meios de comunicação.

– DIREITO E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA RELIGIÃO;
O objetivo geral do curso é apresentar os alunos, aos grandes temas sobre responsabilidade e os impactos decorrentes das atividades que desenvolvem.

– PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ;
Histórico da Psicologia da Educação Cristã, Psicologia e Desenvolvimento Humano, Psicologia da Educação. A Função do Psicólogo na Educação.

– EDUCAÇÃO CRISTÃ;
Esta unidade de estudo tem por objetivo o diálogo da Teologia com os conteúdos da Pedagogia, demarcando o caráter interdisciplinar necessário para a capacitação do teólogo na educação e sua importância para a experiência cristã, propondo práticas de ensino mediadas pela realidade sócio cultural latino-americana! Para tanto, buscar-se-á um diálogo permanente com tendências pedagógicas atuais para a construção de saberes teológico-pedagógico e didáticos!

– PSICOLOGIA DA RELIGIÃO;
A psicologia da religião no pensamento dos clássicos: William James, Freud, Jung. As correntes teóricas da psicologia da religião. As diversas formas da experiência religiosa. Desenvolvimento psicológico e desenvolvimento espiritual.

– HISTÓRIA DO CRISTIANISMO;
História da Igreja Primitiva. Períodos: apostólico, patrístico até Agostinho. História do período medieval: História da Reforma Religiosa do século XVI e seus principais líderes. A história da contra-reforma e seus principais líderes. Desde a contra-reforma até o movimento das missões religiosas contemporâneas. Das missões religiosas do século XVIII até a chegada na América Latina.

– ANTIGO TESTAMENTO;
Esta disciplina pretende oportunizar um conhecimento elementar e introdutório, capacitando o aluno a competência de pesquisar, interpretar e compreender o Antigo Testamento de forma panorâmica, linear e reflexiva.

– EXEGESE DO VELHO TESTAMENTO;
Introdução ao estudo da exegese do Velho Testamento. Desenvolvimento e aperfeiçoamento da compreensão básica da exegese com vistas à aplicação pessoal, pregação e ensino. Aplicação dos conceitos da exegese sintático-teológica à literatura poética.

– NOVO TESTAMENTO;
Análise da origem dos livros no contexto histórico. Estudo da canonicidade dos livros.

– EXEGESE DO NOVO TESTAMENTO;
Introdução ao estudo de textos do Novo Testamento na sua versão original grega. Além de aplicar os princípios de interpretação bíblica, recebe atenção especial a análise léxica, sintática e estrutural do texto.

– LITURGIA;
Esta disciplina apresenta elementos teóricos (teológicos e litúrgicos) e práticos (pastorais) para uma justa compreensão da Liturgia. Mostra ainda a importância e o significado da prática celebrativa para a vida da Igreja.

– CRISTOLOGIA;
O estudo da Cristologia pretende apresentar a centralidade da Pessoa de Jesus Cristo, o Filho de Deus e Verbo encarnado no cerne do discurso teológico, buscando uma correta compreensão da sua identidade, como verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Além disso, o curso se propõe a mostrar a partir da teologia dos mistérios da vida de Jesus, a sua obra de salvação, destacando assim, a universalidade salvífica do seu Mistério. A pergunta cristológica é intrínseca a interrogação sobre a identidade cristã, por isso, buscar-se-á também, destacar a proximidade e inseparabilidade entre Jesus e as suas testemunhas, inscrita na origem mesma da fé cristã e decisiva para estabelecer o estatuto epistemológico do conteúdo cristológico.

– FILOSOFIA GERAL;
Estudo de textos de Platão, Descartes, Sartre, outros. Lógica, Metafísica e Epistemologia. Introdução ao problema da filosofia no Brasil.

– SOTERIOLOGIA;
Estudos acerca da soteriologia ao longo da história bíblica, conceitos de justificação pela fé, santificação e glorificação do salvos e um contraste entre a fé e as obras numa relação com o plano de salvação de Deus para a humanidade.

– PLANEJAMENTO DE CARREIRA – METODOLOGIA COACHING;
Ementa: Conceitos Chaves de Carreira. Ideias Centrais para um Planejamento de Vida e Carreira com alinhamento de metas pessoais e profissionais. Vida e Carreira como Dimensões Integradas e Interdependentes. O Conceito do Coaching e sua utilização no Planejamento de Carreira. A importância do Autoconhecimento para o alcance da realização pessoal e de uma Carreira sustentável. Planejamento Estratégico Pessoal e definição de objetivos de carreira. A importância da Gestão do Plano de Vida e Carreira. Roteiro para Construção do Plano de Vida e Carreira na Prática.

– METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR;
Ementa: Estudo dos saberes, da identidade e da práxis docente dentro do contexto universitário. Reflexão Crítica sobre o significado da Educação, sobre os fundamentos da ação educativa e suas repercussões na definição de ensino e de aprendizagem. Análise do caráter educativo da docência e do compromisso do professor com a explicitação de uma proposta pedagógica. Estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora.

– METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA;
Ementa: A pesquisa como produtora do conhecimento e como instrumento de intervenção. O processo de Pesquisa. A classificação das pesquisas. O problema de pesquisa. Elaboração de Hipótese. O projeto de pesquisa. Leitura de textos. Redação dos textos científicos. Fichamento, resumo, resenha. Artigo. Regra. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. Regras básicas ABNT.

– HABILIDADES INTERPESSOAIS E ORATÓRIA;
Ementa: Como estruturar uma apresentação para atrair o interesse do público. Como fazer apresentações de alto impacto em um curto espaço de tempo. Como argumentar de forma eficaz para públicos heterogêneos. Como iniciar, conduzir e finalizar uma apresentação. Técnicas de Oratória: trabalhar aspectos da Oratória e da comunicação – voz, gesticulação, movimentação e outras expressões não verbais.

– ÉTICA PROFISSIONAL;
A declaração universal dos direitos humanos como fundamento da ética profissional. A ética pessoal do teólogo. O teólogo e suas relações com a sociedade, com sua classe e com profissionais de outras áreas e saberes científicos.

– LIBRAS;
A disciplina de LIBRAS busca oportunizar aos estudantes acadêmicos a formação diferenciada na área da Educação especial através das fundamentações teóricas: Legislação, Evolução Histórica, Os contextos da educação inclusiva, A cultura Surda: Surdo e Surdez, cultura e comunidade surda, noções da lingüística aplicada a LIBRAS; além de proporcionar condições necessárias para a aquisição da LIBRAS a nível básico.

– RELIGIÃO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE;
A liberdade de culto no Brasil e o ensino religioso. A cosmovisão católica e a cosmovisão protestante. O papel da educação nas escolas confessionais

– TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC.
O trabalho interdisciplinar final do curso de Pós-graduação, é a avaliação final do estudante, que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação educacional. Apresentação individual da monografia, para a banca examinadora.