Coordenação: Prof. Áttilla Torres e Profa. Diana Coelho
Curso presencial, Pós-Graduação em nível de especialização, Lato Sensu, 360 horas, 15 meses.
As aulas serão realizadas em um final de semana por mês, Sábado de 8:00 as 17:00 (uma hora de almoço) e Domingo de 8:00 as 12:00. As 10:00 e 15:00 hs tem um intervalo, onde serviremos um Coffee break.
As aulas poderão ser realizadas em três POLOS. Salvador: Pituba e Comércio. Lauro de Freitas: Vilas do Atlântico. De acordo com a demanda!

O certificado de conclusão deste Curso de Especialização, será emitido por instituição de ensino superior Credenciada, Autorizada e Reconhecida pelo MEC, conforme apresentado abaixo no cadastro do e-MEC:
Registro MEC e Portaria da criação do curso;
Registro MEC e Portaria da criação do curso;
Registro MEC e Portaria da criação do curso;

O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO:
Pós-graduação é um modelo de ensino destinado às pessoas que concluíram a graduação (licenciatura, bacharelado e tecnólogo). O objetivo dos cursos de pós-graduação (especialização e aperfeiçoamento) é formar profissionais mais especializados em determinadas áreas de atuação, tanto no âmbito acadêmico, como profissional.


GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

– GESTÃO DE PROJETOS;
Conceitos, relevância de projetos para organizações. O que é gestão de projetos e sua realização através do ciclo de vida do projeto. Proposição de projetos (Business Case) e a participação das partes interessadas. Planejamento de projetos, formado pelas linhas de base e planos de gestão. Execução do projeto através da sua gestão (monitoração e controle). Gestão de mudanças como processo de transição do projeto para usuário. Encerramento do projeto com o auxílio da operação assistida ao uso.

– MARKETING ESTRATÉGICO;
O papel e a importância do marketing estratégico no contexto social, ambiente e tendências. Condução do estudo do marketing estratégico sob perspectiva orientada pela tomada de decisão. O processo de comunicação. Processo de planejamento do marketing para os novos desafios contemporâneos. Desenvolvimento e seleção das estratégias de marketing. Plano de marketing. Criação, desenvolvimento e lançamento de novos produtos.

– LOGÍSTICA EMPRESARIAL;
Conceitos e fundamentos da logística empresarial no cenário competitivo atual. Planejamento e estratégia logística. Estoques. Armazenamento e movimentação de materiais. Logística de Distribuição. O gerenciamento da cadeia de suprimentos. A importância das tecnologias da informação para a logística. A logística como vantagem competitiva.

– FINANÇAS APLICADAS;
Processos de tomada de decisão gerenciais. Resultados financeiros do negócio. Desempenho financeiro. Planos de ação previstos ou em curso. Sistema de patrimonial. Sistema de resultado.  Demonstrações contábeis (Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício). Fluxo de caixa. Processo de formação de preços. Projeção das Demonstrações Financeiras (Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício – Custeio Variável). Análise vertical e horizontal. Análise dos indicadores de rentabilidade – ROI.

– GESTÃO DE PROCESSOS E QUALIDADE;
Os princípios gerais da qualidade total. As sete ferramentas da qualidade. Os valores percebidos agregados ao negócio através da gestão da qualidade. A qualidade na essência do processo criativo e inovador. Reflexões de experiências bem-sucedidas de empresas de sucesso. A importância das normas internacionais como modelo e referências de qualidade.

– FERRAMENTAS DE GESTÃO EMPRESARIAL;
Ferramentas de gestão empresarial na implementação do processo de excelência na gestão da organização. Balance Score Card – BSC, Inteligência de Mercado, Qualidade total, Reengenharia/ Gestão de Processos, Benchmarking/Aprendizagem Organizacional e Terceirização/Downsizing.

– SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA COMO SUPORTE À GESTÃO;
A importância dos Sistemas de Informações Gerenciais para as organizações. Tipos de Sistemas: aplicações e desafios. Estratégia, Estratégia de Sistemas e alinhamento. A relação entre Processos e Sistemas de Informações Gerenciais. Dados, Informação e Conhecimentos. A importância do fator Humano. Sistemas de Informação e a Gestão de Projetos.

– GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS;
Ementa: Fundamentos da gestão estratégica de pessoas. Dimensões do ambiente de gestão de pessoas: negócios, trabalho, cultura e clima organizacional. Modelo estratégico. Avaliação da gestão estratégica de pessoas: indicadores operacionais, financeiros, empresariais e BSC.

– PLANEJAMENTO DE CARREIRA – METODOLOGIA COACHING;
Ementa: Conceitos Chaves de Carreira. Ideias Centrais para um Planejamento de Vida e Carreira com alinhamento de metas pessoais e profissionais. Vida e Carreira como Dimensões Integradas e Interdependentes. O Conceito do Coaching e sua utilização no Planejamento de Carreira. A importância do Autoconhecimento para o alcance da realização pessoal e de uma Carreira sustentável. Planejamento Estratégico Pessoal e definição de objetivos de carreira. A importância da Gestão do Plano de Vida e Carreira. Roteiro para Construção do Plano de Vida e Carreira na Prática.

– EMPREENDEDORISMO, LIDERANÇA, DESENVOLVIMENTO, MOTIVAÇÃO E GESTÃO DO DESEMPENHO;
Ementa: Os fundamentos do Empreendedorismo, tipos e etapas de desenvolvimento; o espírito empreendedor, principais características e atitudes; como ele se desenvolve individual e coletivamente nas organizações; cases de sucesso e fracasso, dentro de um contexto de forte competitividade e incertezas dos mercados. Indivíduos e grupos; Elementos Clássicos; Percepção e atitude; Processo de comunicação; Inovação e criatividade; Trabalho em equipe; Motivação Humana no Trabalho; Processos motivacionais; Avaliação de potenciais e desempenho; O contexto da liderança; Estilos de liderança; Desenvolvimento de competências do líder.

– ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES;
Ementa: Valores e ética empresarial. Indicadores e avaliação. Instrumentos de responsabilidade social. Código de ética. Responsabilidade social empresarial e indicadores. Gestão dos sistemas de responsabilidade social. Implementação da responsabilidade social.

– GESTÃO DE VENDAS, ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO E FECHAMENTO;
Ementa: Gestão estratégica de vendas. Conhecendo o cliente. Abordagem e definição da venda. Definição de metas e análise dos resultados. Aspectos comportamentais dos vendedores. Avaliação dos vendedores. Desenvolvimento do Plano Estratégico de Vendas. Pós-venda. As técnicas modernas de vendas. Prospecção e produtividade em vendas. Estratégias de persuasão. Vendas coorporativas para as empresas. Venda consultiva.

– METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR;
Ementa: Estudo dos saberes, da identidade e da práxis docente dentro do contexto universitário. Reflexão Crítica sobre o significado da Educação, sobre os fundamentos da ação educativa e suas repercussões na definição de ensino e de aprendizagem. Análise do caráter educativo da docência e do compromisso do professor com a explicitação de uma proposta pedagógica. Estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora.

– METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA;
Ementa: A pesquisa como produtora do conhecimento e como instrumento de intervenção. O processo de Pesquisa. A classificação das pesquisas. O problema de pesquisa. Elaboração de Hipótese. O projeto de pesquisa. Leitura de textos. Redação dos textos científicos. Fichamento, resumo, resenha. Artigo. Regra. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. Regras básicas ABNT.

– TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC.
O trabalho interdisciplinar final do curso de Pós-graduação, é a avaliação final do estudante, que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação educacional. Apresentação individual da monografia, para a banca examinadora.