Coordenação: Prof. Áttilla Torres
Curso presencial, Pós-Graduação em nível de especialização, Lato Sensu, 360 horas, 15 meses.
As aulas serão realizadas em um final de semana por mês, Sábado de 8:00 as 17:00 (uma hora de almoço) e Domingo de 8:00 as 12:00. As 10:00 e 15:00 hs tem um intervalo, onde serviremos um Coffee break.
As aulas poderão ser realizadas em três POLOS. Salvador: Pituba e Comércio. Lauro de Freitas: Vilas do Atlântico. De acordo com a demanda!

O certificado de conclusão deste Curso de Especialização, será emitido por instituição de ensino superior Credenciada, Autorizada e Reconhecida pelo MEC, conforme apresentado abaixo no cadastro do e-MEC:
Registro MEC e Portaria da criação do curso;
Registro MEC e Portaria da criação do curso;
Registro MEC e Portaria da criação do curso;

O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO:
Pós-graduação é um modelo de ensino destinado às pessoas que concluíram a graduação (licenciatura, bacharelado e tecnólogo). O objetivo dos cursos de pós-graduação (especialização e aperfeiçoamento) é formar profissionais mais especializados em determinadas áreas de atuação, tanto no âmbito acadêmico, como profissional.


PSICOPEDAGOGIA

– ARTE, LUDICIDADE E APRENDIZAGEM;
O lúdico como elemento de aprendizagem. Técnicas de utilização da ludicidade na aprendizagem. O lúdico na Arte. O papel da arte na Educação Infantil e Anos Iniciais. A arte como meio de comunicação e expressão na Infância. Lúdico na Educação Infantil e Anos Inicias do Ensino Fundamental. Brincadeiras, brinquedos e Arte.  Brinquedoteca: espaços lúdicos de aprendizagem.

– O ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO;
O processo de ensino e de aprendizagem. Teorias psicopedagógicas. O fracasso escolar e a psicopedagogia. Procedimentos de diagnóstico e de intervenção psicopedagógica institucional e clínica.

– DIFICULDADES E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM;
Passado e Presente das Dificuldades de Aprendizagem. O cérebro e a aprendizagem. Educação Especial e as Dificuldades de Aprendizagem. As Dificuldades de Aprendizagem na escola (diagnóstico e tratamento). A atuação dos educadores frente as Dificuldades de Aprendizagem. Estratégias de trabalho para os alunos que apresentam Dificuldades de Aprendizagem. Observação do desempenho escolar.

– EXPRESSÃO LÚDICO-CRIATIVA NO TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO;
Proporcionar a sensibilização humana, visando o aprimoramento do profissional da educação e sua função educativa na educação. Buscando um espaço de estudo e reflexão sobre a produção da atividade lúdica, o conceito de representação, a elaboração gráfica e a construção de imagens para todas as crianças a despeito das suas características, desvantagens e dificuldades.

– NEUROPSICOLOGIA;
Relação entre funcionamento cerebral e comportamento. Estudo das funções neuropsicológicas. Introdução aos princípios da avaliação e reabilitação neuropsicológica.

– DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM;
Conhecer sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem oral infantil. Diferenciar os conceitos de fala, língua e linguagem. Dominar conhecimentos sobre os padrões normais de aquisição da linguagem oral infantil. Conhecer a etiologia e sintomatologia dos transtornos de linguagem oral infantil.

– FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO NA INFÂNCIA;
Análise dos fundamentos políticos, econômicos e sociais da Educação Infantil e Fundamental. Concepções de infância a partir do enfoque interdisciplinar, considerando as bases histórica, biológica e sociológica. Pressupostos pedagógicos da Educação Infantil: concepções, objetos e sua relação com o Ensino Fundamental.

– TEORIAS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO;
Desenvolvimento humano. A epistemologia genética de Piaget. Aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva histórico-cultural de Vygotsky e suas diferenças em relação ao behaviorismo e ao construtivismo. Intersecções das teorias da aprendizagem com as concepções pedagógicas que predominam no campo da educação profissional em saúde. Avaliação e Educação Profissional em Saúde. O adulto aprendiz.

– AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA;
Avaliação e diagnóstico psicopedagógico do problema de aprendizagem na clínica e na instituição. Os diferentes tipos de entrevistas, as provas psicométricas e projetivas no processo de avaliação e de diagnóstico clínico. O Espaço lúdico no diagnóstico de dificuldade de aprendizagem. A hipótese e devolução diagnóstica. Tratamento, contrato, o enquadramento, os objetivos e as técnicas utilizadas na Clínica. A avaliação e compreensão do sujeito que aprende na sua relação com a instituição. Diagnóstico e intervenção psicopedagógico institucional. Limites e possibilidades de atuação na Escola e em outras instituições.

– PLANEJAMENTO DE CARREIRA – METODOLOGIA COACHING;
Ementa: Conceitos Chaves de Carreira. Ideias Centrais para um Planejamento de Vida e Carreira com alinhamento de metas pessoais e profissionais. Vida e Carreira como Dimensões Integradas e Interdependentes. O Conceito do Coaching e sua utilização no Planejamento de Carreira. A importância do Autoconhecimento para o alcance da realização pessoal e de uma Carreira sustentável. Planejamento Estratégico Pessoal e definição de objetivos de carreira. A importância da Gestão do Plano de Vida e Carreira. Roteiro para Construção do Plano de Vida e Carreira na Prática.

– HABILIDADES INTERPESSOAIS E ORATÓRIA;
Ementa: Como estruturar uma apresentação para atrair o interesse do público. Como fazer apresentações de alto impacto em um curto espaço de tempo. Como argumentar de forma eficaz para públicos heterogêneos. Como iniciar, conduzir e finalizar uma apresentação. Técnicas de Oratória: trabalhar aspectos da Oratória e da comunicação – voz, gesticulação, movimentação e outras expressões não verbais.

– ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES;
Ementa: Valores e ética empresarial. Indicadores e avaliação. Instrumentos de responsabilidade social. Código de ética. Responsabilidade social empresarial e indicadores. Gestão dos sistemas de responsabilidade social. Implementação da responsabilidade social.

– METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR;
Ementa: Estudo dos saberes, da identidade e da práxis docente dentro do contexto universitário. Reflexão Crítica sobre o significado da Educação, sobre os fundamentos da ação educativa e suas repercussões na definição de ensino e de aprendizagem. Análise do caráter educativo da docência e do compromisso do professor com a explicitação de uma proposta pedagógica. Estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora.

– METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA;
Ementa: A pesquisa como produtora do conhecimento e como instrumento de intervenção. O processo de Pesquisa. A classificação das pesquisas. O problema de pesquisa. Elaboração de Hipótese. O projeto de pesquisa. Leitura de textos. Redação dos textos científicos. Fichamento, resumo, resenha. Artigo. Regra. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. Regras básicas ABNT.

– TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC.
O trabalho interdisciplinar final do curso de Pós-graduação, é a avaliação final do estudante, que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação educacional. Apresentação individual da monografia, para a banca examinadora.