QUAIS OS CURSOS A UNIGAT OFERECE?
– Pós-Graduação (Lato Sensu)
Gestão de Pessoas
Gestão Esportiva
Gestão Comercial
Gestão Estratégica de Negócios
Psicopedagogia
Teologia
Biomecânica
Fisiologia do Exercício
Metodologia e Didática das Artes Marciais, Esportes de Combate e Lutas

– Pós-Graduação (Stricto Sensu)
Mestrado – Ciência da Educação
Doutorado – Ciência da Educação

TODOS OS CURSOS SÃO RECONHECIDOS?
Sim, todos são reconhecidos pelo MEC

QUAL A CARGA HORÁRIA MÍNIMA DE CADA CURSO?
Pós-Graduação (Lato Sensu) – 360 horas
Mestrado – 1.335 horas
Doutorado – 1.455 horas

QUAIS OS TIPOS DE PÓS-GRADUAÇÃO OFERECIDOS?
O ensino de pós-graduação no Brasil, regulamentado pela LDB, divide-se em dois grandes setores: a pós-graduação lato sensu e a pós-graduação stricto sensu. O lato sensu pode ser ministrado em dois níveis: aperfeiçoamento e especialização. Estes cursos visam, prioritariamente, a capacitação profissional de portadores de diplomas de graduação. Os cursos stricto sensu também são ministrados em dois níveis: mestrado e doutorado. Estes cursos visam formar professores e pesquisadores.

QUEM E COMO SÃO OFERTADOS OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO?
Na UNIGAT os cursos de especialização são ofertados, geralmente, em caráter eventual, isto é, não seguem o calendário acadêmico da graduação e dos cursos de mestrado e doutorado. A maior parte das especializações é ofertada pelos próprios departamentos. A oferta de turmas depende da demanda.

COMO POSSO SABER SE UM DETERMINADO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO VAI SER OFERTADO?
Como a oferta de curso ocorre em caráter eventual, os interessados devem procurar os departamentos para ver se há previsão de oferta de um novo curso. Há cursos, como o de Gestão de Pessoas que são ofertados quase que de forma regular porque sempre há pessoas interessadas.

OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO SÃO PAGOS? QUAL O VALOR?
Há cursos de especialização gratuitos e pagos. Nos cursos gratuitos há uma fonte de financiamento para o mesmo, que pode ser o próprio MEC, governo estadual, prefeituras ou mesmo empresas. Quando não há uma fonte de financiamento específica, são cobradas mensalidades dos alunos. O valor varia em função da natureza e carga horária do curso e sempre é divulgado no edital de lançamento do curso.

QUAL A DURAÇÃO DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO?
Os cursos de especialização englobam uma carga horária mínima de 360 horas-aula. Geralmente essa carga horária pode ser cumprida em torno de um ano. Para a conclusão do curso, entretanto, o aluno deverá fazer um trabalho de conclusão de natureza individual. O tempo necessário para realizar esse trabalho depende de sua complexidade. Na UNIGAT o prazo médio para conclusão dos cursos de especialização é de 1 anos e meio.

QUAIS OS HORÁRIOS DAS AULAS DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO?
Isso também é variável. Há cursos nos quais as aulas são ministradas durante o dia, outros há aulas à noite e outros ainda nos quais a aulas são ministradas apenas em finais de semana. Os horários de aula são informados nos editais dos cursos.

A ESPECIALIZAÇÃO É PRÉ-REQUISITO PARA INGRESSO NO MESTRADO OU DOUTORADO?
Não. As especializações e os cursos de mestrado/doutorado têm finalidades diferentes. A especialização pode, obviamente, servir para o indivíduo melhorar seus conhecimentos numa área e com isso, melhorar a chance de ingresso no mestrado. Mas uma coisa não é condicional para a outra.

O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO?
O termo pós-graduação é utilizado nos cursos realizados após o término da graduação, seja esta um bacharelado, um tecnológico ou uma licenciatura. Aqui entram as especializações, os mestrados e os doutorados.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE LATO SENSU E STRICTO SENSU?
Lato sensu designa todo curso que se segue à graduação e destinado ao aperfeiçoamento e a especialização em uma área certa e limitada do saber ou da profissão. Já os cursos stricto sensu conduzem à obtenção de um grau acadêmico, e subdividem-se em dois ciclos: mestrado e doutorado.

PÓS-GRADUAÇÃO E ESPECIALIZAÇÃO SÃO A MESMA COISA?
Não. Especialização é apenas um tipo de pós-graduação, o lato sensu. O mestrado e o doutorado são o outro tipo, o stricto sensu.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE MBA E ESPECIALIZAÇÃO?
Alguns MBAs (Master Business Administration) são especializações (pós-graduação lato sensu), outros são simples cursos de aperfeiçoamento. Para ser considerada especialização, o curso deve ter duração mínima de 360 horas e atender a alguns requisitos do MEC.

UM MBA É UM CURSO DE MESTRADO?
É importante lembrar que MBA não é mestrado. Não existe o “título de MBA” segundo a legislação brasileira. O nome MBA (Master Business Administration) é usado no Brasil como um nome de fantasia para cursos na área de gestão empresarial. Segundo o MEC, os cursos de MBA devem ser realizados como pós-graduação lato sensu, isto é, especialização.

POSSO FAZER MESTRADO OU DOUTORADO SEM TER FEITO ESPECIALIZAÇÃO?
Sim. Qualquer aluno pode candidatar-se a um curso de mestrado após o término da graduação.

É PRECISO FAZER UM MESTRADO ANTES DO DOUTORADO?
Não necessariamente. A legislação educacional não exige o mestrado para ingressar no doutorado. Entretanto, a maioria das instituições exige o mestrado para os candidatos a doutorado. Em outras a seleção é feita por análise de currículo, e como existem muito mais candidatos do que vagas, normalmente os candidatos com mestrado ingressam em detrimento dos outros pelo critério da titulação, mas não como exigência legal.

O QUE É PHD?
Essa é uma questão polêmica. Mas na prática, o PhD (do inglês Philosophy Doctor) é utilizado para designar os cursos de doutorado, em diversas áreas, realizados em países de língua inglesa.

POSSO ESCREVER SOBRE QUALQUER TEMA EM UM MESTRADO OU DOUTORADO?
Não. Você terá que escolher entre temas que façam parte da linha de pesquisa do programa de pós-graduação desejado.

QUANTO TEMPO DURA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO?
Um curso de especialização deve ter duração mínima de 360 horas. Os cursos de pós-graduação stricto sensu possuem duração variada, a maioria dos programas exige que o curso de mestrado seja realizado em no mínimo 18 meses e no máximo 24 meses; e o doutorado com duração mínima de 24 meses e máxima de 42 meses, contados do início do curso.

UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO FEITO A DISTÂNCIA TEM A MESMA VALIDADE DE UM PRESENCIAL?
Sim. O diploma não faz indicação de que o curso foi feito a distância. Por enquanto apenas os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) são autorizados pelo MEC para a modalidade à distância.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE MESTRADOS/DOUTORADOS RECONHECIDOS E MESTRADOS/DOUTORADOS RECOMENDADOS?
Os mestrados/doutorados recomendados referem-se aos cursos que passaram na avaliação do Conselho Técnico Científico (CTC), passando posteriormente pela avaliação e aprovação do Conselho Nacional de Educação (CNE), e só após a publicação do ato do ministro da Educação os mesmo são definidos como reconhecidos.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O MESTRADO ACADÊMICO E O MESTRADO PROFISSIONAL?
O Mestrado Acadêmico requer dedicação integral e prioriza a formação de pesquisadores e professores. O Mestrado Profissional geralmente não exige dedicação em tempo integral do aluno e se propõe a oferecer uma formação diferenciada, a um público constituído por profissionais em busca de aperfeiçoamento e aprofundamento em sua área de atuação. Esta modalidade enfatiza estudos e metodologias de atuação mais voltada à formação de gestores organizacionais.

POSSO FAZER MESTRADO EM UMA ÁREA DIFERENTE DA MINHA GRADUAÇÃO?
Sim. Esta prática é comum em ambientes de pós-graduação. Muito dessa decisão depende da linha de pesquisa que o candidato pretende desenvolver em sua dissertação (mestrado) ou tese (doutorado).

COM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO POSSO ATUAR EM UMA ÁREA DIFERENTE DA QUAL ME FORMEI?
Não. O que determina a área de atuação é a graduação. A pós-graduação não irá autorizar você a exercer funções que dependam de habilitação por meio da graduação.