Coordenação: Prof. Áttilla Torres
Curso presencial, Pós-Graduação em nível de especialização, Lato Sensu, 360 horas, 15 meses.
As aulas serão realizadas em um final de semana por mês, Sábado de 8:00 as 17:00 (uma hora de almoço) e Domingo de 8:00 as 12:00. As 10:00 e 15:00 hs tem um intervalo, onde serviremos um Coffee break.
As aulas poderão ser realizadas em três POLOS. Salvador: Comércio. Lauro de Freitas: Vilas do AtlânticoDe acordo com a demanda!

O certificado de conclusão deste Curso de Especialização, será emitido por instituição de ensino superior Credenciada, Autorizada e Reconhecida pelo MEC, conforme apresentado abaixo no cadastro do e-MEC:
Registro MEC e Portaria da criação do curso;
Registro MEC e Portaria da criação do curso;
Registro MEC e Portaria da criação do curso;

O QUE É PÓS-GRADUAÇÃO:
Pós-graduação é um modelo de ensino destinado às pessoas que concluíram a graduação (licenciatura, bacharelado e tecnólogo). O objetivo dos cursos de pós-graduação (especialização e aperfeiçoamento) é formar profissionais mais especializados em determinadas áreas de atuação, tanto no âmbito acadêmico, como profissional.


DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

– AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO;
Ementa: Introdução ao estudo do planejamento. Fundamentos do planejamento educacional. Planejamento participativo em educação. Projetos em educação. A evolução histórica da avaliação, seus diversos conceitos e sua relação com a atualidade; suas funções, categorias e critérios. A avaliação de Projetos, de Planos e Institucional.

– POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO;
Ementa: Estado, Políticas Sociais e Educação; Direito à Educação e a Cidadania; Demografia da Educação Brasileira: estudos de indicadores; Diferenciais de Acesso e Sucesso no Sistema Escolar; Recursos Financeiros para a Educação no Brasil. Estágio curricular como possibilidade de se constituir professor.

– CONSULTORIA EDUCACIONAL;
Ementa: Características e tipologia da consultoria. Evolução das Atividades. Técnicas de Consultoria. Ferramentas e Administração de Serviços de Consultoria. Teorias de suporte em Consultoria. Funcionamento e Estrutura. Workshop e Cases.

– EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA;
Ementa: Recursos para comunicação em EAD; Educação a Distância e Ambientes Virtuais; Modelo Pedagógico do curso de EAD; Papel do aluno em um curso a distância; Avaliação em EAD.

– DESIGN THINKING;
Ementa: Apresentar as etapas do Design Thinking e suas ferramentas para a organização de ideias, identificação de problemas e oportunidades e busca de soluções. Desenvolver estratégias e posicionamento a partir das ferramentas de geração de ideias.

– EDUCAÇÃO INCLUSIVA;
Ementa: Conceitos e paradigmas históricos da Educação Especial e das propostas de Educação Inclusiva: Políticas Públicas de Educação no cenário nacional. Análise dos aspectos teóricos e metodológicos da temática da Educação Especial, que se direciona para uma Educação Inclusiva; os processos de implementação da proposta de educação inclusiva, a dinâmica da inclusão no cotidiano da sala de aula, a docência, os alunos e a perspectiva culturalista no contexto da temática em questão.

– MARKETING ESTRATÉGICO;
O papel e a importância do marketing estratégico no contexto social, ambiente e tendências. Condução do estudo do marketing estratégico sob perspectiva orientada pela tomada de decisão. O processo de comunicação. Processo de planejamento do marketing para os novos desafios contemporâneos. Desenvolvimento e seleção das estratégias de marketing. Plano de marketing. Criação, desenvolvimento e lançamento de novos produtos.

– PLANEJAMENTO DE CARREIRA – METODOLOGIA COACHING;
Ementa: Conceitos Chaves de Carreira. Ideias Centrais para um Planejamento de Vida e Carreira com alinhamento de metas pessoais e profissionais. Vida e Carreira como Dimensões Integradas e Interdependentes. O Conceito do Coaching e sua utilização no Planejamento de Carreira. A importância do Autoconhecimento para o alcance da realização pessoal e de uma Carreira sustentável. Planejamento Estratégico Pessoal e definição de objetivos de carreira. A importância da Gestão do Plano de Vida e Carreira. Roteiro para Construção do Plano de Vida e Carreira na Prática.

– EMPREENDEDORISMO, LIDERANÇA, DESENVOLVIMENTO, MOTIVAÇÃO E GESTÃO DO DESEMPENHO;
Ementa: Os fundamentos do Empreendedorismo, tipos e etapas de desenvolvimento; o espírito empreendedor, principais características e atitudes; como ele se desenvolve individual e coletivamente nas organizações; cases de sucesso e fracasso, dentro de um contexto de forte competitividade e incertezas dos mercados. Indivíduos e grupos; Elementos Clássicos; Percepção e atitude; Processo de comunicação; Inovação e criatividade; Trabalho em equipe; Motivação Humana no Trabalho; Processos motivacionais; Avaliação de potenciais e desempenho; O contexto da liderança; Estilos de liderança; Desenvolvimento de competências do líder.

– HABILIDADES INTERPESSOAIS E ORATÓRIA;
Ementa: Como estruturar uma apresentação para atrair o interesse do público. Como fazer apresentações de alto impacto em um curto espaço de tempo. Como argumentar de forma eficaz para públicos heterogêneos. Como iniciar, conduzir e finalizar uma apresentação. Técnicas de Oratória: trabalhar aspectos da Oratória e da comunicação – voz, gesticulação, movimentação e outras expressões não verbais.

– GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS;
Ementa: Fundamentos da gestão estratégica de pessoas. Dimensões do ambiente de gestão de pessoas: negócios, trabalho, cultura e clima organizacional. Modelo estratégico. Avaliação da gestão estratégica de pessoas: indicadores operacionais, financeiros, empresariais e BSC.

– ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES;
Ementa: Valores e ética empresarial. Indicadores e avaliação. Instrumentos de responsabilidade social. Código de ética. Responsabilidade social empresarial e indicadores. Gestão dos sistemas de responsabilidade social. Implementação da responsabilidade social.

– METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR;
Ementa: Estudo dos saberes, da identidade e da práxis docente dentro do contexto universitário. Reflexão Crítica sobre o significado da Educação, sobre os fundamentos da ação educativa e suas repercussões na definição de ensino e de aprendizagem. Análise do caráter educativo da docência e do compromisso do professor com a explicitação de uma proposta pedagógica. Estudo e operacionalização de diferentes procedimentos técnicos de organização do ensino, com vistas a uma prática pedagógica crítica, emancipatória e humanizadora.

– METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA;
Ementa: A pesquisa como produtora do conhecimento e como instrumento de intervenção. O processo de Pesquisa. A classificação das pesquisas. O problema de pesquisa. Elaboração de Hipótese. O projeto de pesquisa. Leitura de textos. Redação dos textos científicos. Fichamento, resumo, resenha. Artigo. Regra. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. Regras básicas ABNT.

– TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC.
O trabalho interdisciplinar final do curso de Pós-graduação, é a avaliação final do estudante, que contemple a diversidade dos aspectos de sua formação educacional. Apresentação individual da monografia, para a banca examinadora.